Venho à Urgência

Sabia que 40% dos doentes que recorrem aos nossos Serviços de Urgência não são urgentes?
O nosso Hospital está empenhado em servi-lo cada vez melhor. Atendê-lo mais rapidamente e com mais conforto, para que a sua vinda ao Serviço de Urgência seja breve e mais humanizada. Para isso, a sua colaboração é imprescindível, contribuindo para que o Serviço de Urgência seja realmente útil, e atenda apenas as situações mais urgentes.
 
Colabore!
Recorra ao Serviço de Urgência apenas quando se verificar uma situação de verdadeira urgência.

EVITE FALSAS URGÊNCIAS, PELA SUA SAÚDE

 

Quando devo recorrer às Urgências?

Situações clínicas que não podem ser resolvidas no exterior;

Situações, previsivelmente, graves;

Situações em que a demora de diagnóstico e/ou tratamento possa acarretar graves riscos para a saúde.

Quem tem prioridade no Serviço de Urgência?

Emergências: situações em que a vida do utente corra perigo (acidentes significativos, intoxicação, convulsões, etc.);

Doenças súbitas: dor aguda, grande traumatismo, hemorragias, queimaduras, etc.;

As Vias Verdes: Via Verde AVC, Via Verde Trauma, etc.;

Doentes referenciados através dos Cuidados de Saúde Primários ou do Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde (linha Saúde 24), dentro do mesmo grau de prioridade.

O que é o Sistema de Triagem de Manchester?

O Sistema de Triagem de Manchester está implementado na urgência do Hospital de Santo André desde 2004, e consiste na identificação de critérios de gravidade de forma objetiva e sistematizada, que indicam a prioridade clínica com que o doente deve ser atendido, e o tempo recomendado até à observação médica.

A triagem é feita por um enfermeiro com formação específica para o efeito, que classifica o doente numa de cinco categorias: Emergente, Muito Urgente, Urgente, Pouco Urgente e Não Urgente.

O que devo fazer em caso de dúvida?

1. Em primeiro lugar dirija-se ao seu médico de família no Centro de Saúde ou ao seu médico assistente.
 
2. Caso não tenha sido possível ser observado pelo seu médico, recorra à Consulta Aberta do seu Centro de Saúde ou ao Serviço de Atendimento Prolongado (SAP).
 
3. Se não souber como deve proceder, antes de sair de casa contacte, por telefone, a Linha Saúde 24 através do número 808 24 24 24, para se aconselhar antes de se deslocar à urgência do hospital. Em caso de necessidade será devidamente encaminhado.
 
4. Evite sobrecarregar os Serviços de Urgência, destinados a tratar os casos graves.