Centro de Investigação do CHL

O Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria visa reforçar o incentivo ao crescimento de projetos de investigação e de inovação, e promover o fomento do conhecimento científico e tecnológico.

Este centro deverá promover a investigação no CHL, apoiar a criação individual, e angariar parcerias no âmbito da investigação, nomeadamente parcerias do meio académico, com especial destaque para o IPLeiria, para a Universidade de Coimbra e para a Universidade da Beira Interior, da indústria farmacêutica e de dispositivos, de empresas que participem na organização da investigação, e das unidades de saúde da área de influência do CHL (nomeadamente ACES e a ARS Centro).

Organizar, promover, acompanhar e divulgar os estudos e projetos de investigação realizados no CHL, são algumas das competências desta estrutura. A equipa responsável deverá ainda manter atualizados os dados relativos aos projetos de investigação, ensaios clínicos, trabalhos, apresentações, e questionários aplicados, ou desenvolvidos no CHL no âmbito da sua qualificação.

Ao Centro de Investigação compete ainda validar e submeter os pedidos de aprovação de estudos de investigação clínica ao conselho de administração e à comissão de ética do CHL; apoiar as equipas clínicas e não clínicas afetas aos estudos de investigação, em todos os temas administrativos e logísticos diretamente relacionados; dinamizar a constituição de grupos de investigação, a realização de projetos de investigação e de ensaios clínicos; e estimular a cooperação científica interinstitucional nacional e estrangeira.


Coordenador do Centro
Nome: João Morais
Categoria: Diretor do Serviço de Cardiologia



Para conhecer melhor o Centro de Investigação do CHL, aceda ao microsite aqui.

 

Caracterização do Centro

Artigo 28.º do Regulamento Interno do CHL

1. O centro de investigação tem como missão coordenar e dinamizar a realização das atividades de investigação realizadas na instituição, nomeadamente, no que respeita aos ensaios clínicos, criando os instrumentos necessários ao desenvolvimento de projetos locais, bem como ao estabelecimento de parcerias com entidades externas ao CHL.

2. O centro de investigação é constituído por uma equipa multidisciplinar, composta por até dez membros, um dos quais coordena.

3. Compete ao centro de investigação, nomeadamente:
a) Organizar, promover, acompanhar e divulgar os estudos e projetos de investigação realizados no CHL e implementar e manter atualizada uma base de dados relativa aos projetos de investigação, ensaios clínicos, trabalhos, apresentações, e questionários aplicados no CHL, ou desenvolvidos por profissionais do CHL no âmbito da sua qualificação;
b) Validar e submeter os pedidos de aprovação de estudos de investigação clínica ao conselho de administração e à comissão de ética do CHL (quando aplicável);
c) Apoiar as equipas clínicas e não clínicas afetas aos estudos de investigação, em todas as matérias administrativas e logísticas diretamente relacionadas com os mesmos, designadamente no que respeita ao financiamento dos projetos e às auditorias externas;
d) Dinamizar a constituição de grupos de investigação, a realização de projetos de investigação e de ensaios clínicos;
e) Estimular a cooperação científica interinstitucional nacional e estrangeira.

Constituição do Centro

Elementos que constituem o Centro de Investigação
  • João Morais, Diretor do Serviço de Cardiologia, que coordena
  • Catarina Ruivo, Interna do Internato Complementar de Cardiologia
  • Daniel Simões, Enfermeiro
  • Gina Marrão, Assistente de Laboratório
  • Isabel Dias, Assistente de Farmácia
  • João Paulo Castro Sousa, Diretor do Serviço de Oftalmologia
  • Maria de Lurdes Nogueira, Administradora Hospital, Assessora do Conselho de Administração
  • Maria Pedro Guarino, Professora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria
  • Marta Goja, Interna do Internato Complementar de Medicina Interna
  • Teresa Peralta, Enfermeira Graduada