2007

 

Cantinho da Amamentação

A unidade de cuidados do Serviço de Obstetrícia do Hospital de Santo André (HSA), E.P.E., tem como objectivo proporcionar, a melhor assistência técnica e humana à sua comunidade.
 
Para isso conta com uma equipa dinâmica de colaboradores com formação específica em Saúde Materna e Obstétrica, empenhada em garantir a prestação de cuidados de qualidade à população que serve.
 
Humanizar o Serviço de Obstetrícia é a palavra-chave para o sucesso na concretização dos objectivos, criando uma política em que os nossos clientes sejam o centro da nossa atenção, favorecendo um clima “caloroso”, respeitador da pessoa humana como ser sensível e vulnerável.
 
Foi neste seguimento que o Serviço implementou um projecto denominado “Cantinho da Amamentação”.
O “cantinho de amamentação” é um espaço onde as mães podem receber conselhos, esclarecer dúvidas e partilhar receios, ou tão simplesmente amamentar com privacidade, com o apoio de uma conselheira em aleitamento materno. É dada informação à utente na visita pré-natal, bloco de partos e internamento de Obstetrícia.
 
Saiba mais aqui .

Sem Limites ao som

Acreditando que a presença da Música em ambiente hospitalar, e muito especificamente na área da saúde mental, é um importante contributo para a qualidade e humanização destes espaços, pois ao introduzir momentos de ruptura na rotina destas instituições constrói e proporciona um espaço sensível, facilitador da expressão das emoções e do diálogo, criando momentos de prazer e bem-estar, e muito inspirados pelos exemplos das Associações Europeia e Portuguesa de Música no Hospital, foi celebrado um protocolo de Musicoterapia entre a SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, e o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santo André.
 
O protocolo foi celebrado em 22 de Janeiro de 2007, foi implementado entre Fevereiro e Junho de 2007 numa primeira fase, e teve continuidade, tendo como referência o calendário lectivo do ensino básico e secundário.

Principais Objectivos:

  • Promover a qualidade de vida de todo o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do HSA, de cada um dos seus elementos, em especial os doentes do Núcleo dos Andrinos;
  • Estimular e desenvolver os efeitos terapêuticos do som e da Música em doentes mentais;
  • Contribuir para o desenvolvimento de estudos neste domínio concreto da Musicoterapia;
  • Estimular a formação de profissionais na área disciplinar da Musicoterapia em Doentes Mentais;
  • Sensibilizar a comunidade em geral para o conjunto de novas terapias em torno do som e da música, ajudando à divulgação dos dados mais recentes que a investigação tem produzido neste domínio.

Acolhimento e Integração de Imigrantes

Existem diversos condicionalismos que dificultam a integração do utente imigrante. Foi com base na identificação destes problemas que o Hospital optou por ter uma intervenção mais ativa no acolhimento e integração dos imigrantes, constituindo para o efeito, em 2007.11.13, uma Bolsa de Tradutores Voluntários, e divulgando, junto dos profissionais, a existência de um Serviço de Tradução Telefónica (STT), disponibilizado pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME).
 
A par destas iniciativas o HSA, E.P.E elaborou para os utentes imigrantes, vários impressos (de pedidos de documentos, entre outros) em língua estrangeira (Polaco, Inglês, Alemão), que se mostram de extrema utilidade para os utentes que não têm conhecimento da língua portuguesa, facilitando e agilizando os processos administrativos.
 
A Bolsa de Tradutores Voluntários do HSA, E.P.E. é constituída por colaboradores do Hospital, que se disponibilizaram a auxiliar os utentes com dificuldades ao nível da língua portuguesa, na sua relação com os profissionais da instituição. Até ao momento a Bolsa é constituída por intérpretes de: Alemão, Francês, Húngaro, Inglês, Italiano, Polaco, Russo, Ucraniano e Holandês.
 
O Serviço de Tradução Telefónica (STT) tem como principal objetivo, ajudar a ultrapassar a barreira da língua, um dos grandes impedimentos à boa integração dos imigrantes. Através deste serviço, o ACIME fornece os meios que garantem, num formato de conferência telefónica, o esclarecimento em simultâneo entre o técnico da instituição, o tradutor e o imigrante, disponibilizando a tradução telefónica em pelo menos cinquenta línguas diferentes.

Promovido pelo Serviço Social, o projeto de acolhimento e integração de imigrantes do CHL recebeu o 1.º Prémio dos Prémios Hospital do Futuro em 2007.

Saiba mais sobre a Bolsa de Tradutores Voluntários e o Serviço de Tradução Telefónica do CHL aqui.

Guia Utente

O Hospital reconhece e compreende que a permanência do utente longe do seu ambiente quotidiano pode trazer algumas dificuldades de adaptação. Longe da família e, muitas vezes apresentando um estado psicológico mais frágil e debilitado, torna-se importante que o utente não se sinta desamparado e se sinta integrado na nova realidade que o rodeia, durante o seu processo de recuperação.

Foi a partir da identificação dos principais problemas que o Hospital, decidiu elaborar o Guia do Utente, estando em distribuição aos doentes internados, desde o mês de Maio de 2007.
O Guia permite ainda que o utente contribua para um melhor funcionamento dos Serviços, através do preenchimento do “Questionário de Satisfação do Utente” que é parte integrante do documento.

Gestão de Filas de Espera

“A exigência de qualidade do serviço a prestar aos utentes é cada vez mais elevada. Os utentes esperam um atendimento eficiente e eficaz, de acesso simplificado à informação, com todo o conforto e orientação permanente sobre as acções a executar, em função da especificidade dos serviços desenvolvidos. É nesta óptica que o Hospital, centra os seus esforços de melhoria da qualidade do atendimento ao utente, focalizando uma abordagem sistémica entre sociedade, utente e Hospital.

Sendo na área da Consulta Externa, que recaem 40% das reclamações que dão entrada no Hospital, sentiu-se a necessidade de reorganizar o sistema de atendimento neste importante sector.
 
Foi a partir da identificação e análise de todos estes problemas e condicionalismos, que o Hospitaloptou pela implementação do inovadorSistema para Gestão de Filas de Espera, que se encontra já em funcionamento na área da Consulta Externa, desde o dia 05 de Dezembro de 2007.

O Sistema de Gestão de Atendimento e Filas de Espera, implementado no Hospital, está certificado pela ANACOM – NP EN ISO/IEC 17025 e prima pelo seu carácter inovador, permitindo o check-in automático em que o utente pode fazer a admissão e pagamento das taxas moderadoras, evitando assim, os contactos administrativos interpessoais e a aglomeração das filas de espera.
 
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SMS Saúde

04 de Junho de 2007, o Hospital, lançou um novo sistema de comunicação Sms Saúde entre o Hospital e os Utentes, através do envio de mensagens para o telemóvel, procurando assim promover a interacção e a desburocratização associada à marcação de consultas. O Carácter Inovador do projecto é notório, visto que, permite, através do recurso às novas tecnologias, desburocratizar o processo de marcação/comparência às consultas.
 
Com o recurso a este método, o Hospital desempenha um papel de alarme, agenda electrónica, não permitindo que o utente deixe passar a data da consulta. Esta nova tecnologia permite confirmar a data, hora, e eventuais alterações à consulta externa.
No final de cada dia, o sistema percorre as bases de dados de exames e consultas agendadas no sistema informático e envia uma mensagem escrita (sms) aos utentes, notificando-os, com uma antecedência de cinco dias.

As sms são enviadas para os números de telemóvel que se encontram na base de dados dos utentes do Hospital, tendo para isto, sido feita uma forte campanha de sensibilização, junto da população que utiliza os nossos serviços, para a actualização dos elementos de identificação.

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