Urgências só urgentes!

Sabia que 40% dos doentes que recorrem aos nossos Serviços de Urgência não são urgentes?

O nosso Centro Hospitalar está empenhado em servi-lo cada vez melhor. Atendê-lo mais rapidamente e com mais conforto, para que a sua vinda ao Serviço de Urgência seja breve e mais humanizada. Para isso a sua colaboração é imprescindível, contribuindo para que o Serviço de Urgência seja realmente útil, e atenda apenas as situações mais urgentes.

O recurso à urgência do Hospital, quer seja a Geral, a Pediátrica ou a Ginecológica/Obstétrica, deve ocorrer apenas quando a situação clínica não possa ser resolvida no exterior, ou seja, nas situações previsivelmente graves, ou em que a demora de diagnóstico e/ou tratamento possa acarretar graves riscos para a saúde.

O CHL tem por missão prestar cuidados de saúde diferenciados, em articulação com os centros de saúde e hospitais de proximidade. No entanto, a grande maioria dos doentes recorre à urgência diretamente, sem antes procurar o apoio de outros serviços de saúde, o que leva a um tempo de espera excessivo que, para além do desconforto que provoca para utentes e profissionais, poderá acarretar um aumento do risco de contágio de outros doentes com outro tipo de doenças.

O primeiro recurso para uma pessoa que julgue estar doente deverá ser o seu médico de família, no centro de saúde, ou o seu médico assistente. Caso não tenha sido possível ser observado pelo seu médico, o utente deverá recorrer à Consulta Aberta do centro de saúde. A Direção-Geral da Saúde recomenda ainda aos utentes que não sabem como devem proceder, a contactar a Linha Saúde 24, através do número de telefone 808 24 24 24, para se aconselharem antes de se deslocarem à urgência do hospital. Em caso de necessidade, os profissionais da Linha de Saúde 24 farão o devido encaminhamento.

Recorde o que precisa de saber enquanto utente do Serviço de Urgência, aqui.


Como deve proceder:

  • Dirija-se ao seu médico de família no centro de saúde, ou ao seu médico assistente;
  • Recorra à Consulta Aberta do seu centro de saúde;
  • Antes de sair de casa contacte a Linha Saúde 24 da Direção-Geral da Saúde, através do número 808 24 24 24, para se aconselhar antes de se deslocar à urgência do hospital; em caso de necessidade será devidamente encaminhado.



Na Urgência terão prioridade:

  • Emergências: situações em que a vida do utente corra perigo (acidentes significativos, intoxicação, convulsões, etc.);
  • Doenças súbitas: dor aguda, grande traumatismo, hemorragias, queimaduras, etc.;
  • Doentes referenciados: portadores de carta com pedido de observação efetuado pelo médico, ou pela Linha de Saúde 24.


COLABORE: OCORRA AO SERVIÇO DE URGÊNCIA QUANDO REALMENTE SE VERIFICAR UMA SITUAÇÃO DE VERDADEIRA URGÊNCIA.

EVITE FALSAS URGÊNCIAS, PELA SUA SAÚDE!