Tenho Consulta/Exame Agendado

Recebeu uma carta que o convoca a uma consulta. Essa carta dá-lhe informações importantes:

  • Dia, Hora, Local e Especialidade Médica;
  • Que deve comparecer com 20 minutos de antecedência;
  • Que poderá ter que pagar taxa moderadora se não for isento.
  • Que fazer se não puder comparecer, veja aqui.
 

O que devo levar?

  • Cartão do Serviço Nacional de Utente
  • Cartão de Cidadão, Bilhete de identidade ou Passaporte
  • Cartão do Hospital (Para marcação de consultas)
  • Medicação que toma, exames recentes e relatórios clínicos tenha em sua posse
  • Montante em dinheiro para o pagamento de taxa moderadora (se não for isento)

Posso vir acompanhado?

Pode e deve vir acompanhado de uma pessoa próxima a si, e adulta.

Ao chegar à consulta externa

  • Temos parque de estacionamento no hospital, mas muitas vezes é insuficiente. Sempre que possível estacione nos parques da cidade e utilize as linhas Mobilis (Leiria) ou Pombus (Pombal) que servem nossos hospitais. Veja aqui a localização e acessos
  • Se tem dificuldade em andar, temos disponíveis cadeiras de rodas e macas. Poderá solicitar a colaboração.

Quando chegar à consulta externa, como faço?

  Pode optar por fazer a sua admissão automaticamente ou de forma personalizada. De qualquer forma, deve passar na máquina de admissão automática para obter a sua senha. 

   Faça a sua admissão automaticamente no HSA  

 

 
Vai receber uma senha que lhe será útil enquanto permanecer no serviço, guarde-a até ao final.


No entanto tenha atenção que se vier:

  • a uma consulta no HDP (Pombal) dirija-se ao local onde vai ser a consulta/ exame e faça lá a admissão no Secretariado.
  • a uma consulta de Fisiatria, Ginecologia, Obstetrícia (consulta ou exame), Imagiologia, Hematologia, Gastrenterologia ou Oncologia no HSA - Leiria dirija-se ao local onde vai ser a consulta/ exame e faça lá a admissão no Secretariado. 

Sabia que cada senha tem uma função?

Senha M – Já está admitido à consulta! O Médico, Enfermeiro ou Técnico já têm conhecimento que chegou à consulta. Dirija-se à sala de espera do sector onde vai ser a consulta para ser chamado. Vai aparecer no ecrã o nº da sua senha e o nº do gabinete para onde se deve dirigir. 

Senha A – Vai precisar de aguardar para falar com uma administrativa do balcão central.

Senha E – Vai realizar um exame, será chamado ao balcão central.

Senha L – Chegou mais de 15 minutos atrasado à consulta, será chamado ao balcão central para confirmar a sua presença. Se o Médico autorizar, ainda será atendido, se não for possível será remarcada nova consulta. 

 
Nota
Após a validação pela administrativa, dirija-se à sala de espera do sector onde vai ser a consulta para ser chamado.
Vai aparecer no ecrã o nº da sua senha e o nº do gabinete para onde se deve dirigir.


Senha I – Retirou uma senha para informações, será chamado ao balcão central.

Terminou a consulta. Preciso de activar a senha para ir ao balcão?

Sim, nas seguintes situações:

  • Se o seu acompanhante necessitar de uma declaração de presença;
  • Se tiver exames para marcar;
  • Se tiver análises a marcar fora do horário de atendimento (09h00-17h00) do Secretariado da Patologia Clínica (local onde irá realizar as suas análises);
  • Se quiser confirmar uma próxima consulta;
  • Se necessitar de atendimento administrativo por qualquer outro motivo.

Preciso de uma declaração de presença?

Se for para si, pode obtê-la através da máquina de admissão automática:

 

No entanto, se necessitar de uma para o seu acompanhante, ative a sua senha e será chamado ao balcão central.

Tenha ainda atenção ao seguinte:

  • As consultas são marcadas por hora certa. Aconselha-se que chegue 20 minutos antes.
  • Não se atrase. Isso implica demora na observação dos restantes utentes. E o seu atendimento pode ficar para o fim do agendamento ou arriscando-se a já não ser atendido.
  • Será chamado à hora marcada, no entanto, a natureza do trabalho clínico nem sempre permite o cumprimento rigoroso dos horários. Previsões de atrasos superiores a uma hora serão explicadas individualmente aos doentes afetados. Informe-se junto dos funcionários.
  • Não falte às consultas marcadas: se tem uma consulta marcada, faça todos os possíveis para poder comparecer. Ter uma consulta marcada significa que o seu estado de saúde necessita de ser acompanhado por um profissional de saúde, pelo que estar presente na consulta, no dia e hora marcados deve ser a sua prioridade. Quando um utente falta a uma consulta previamente marcada, poderá verificar alguma dificuldade no reagendamento numa data próxima, o que poderá atrasar o diagnóstico ou tratamento de uma patologia, além disto, poderá estar a comprometer a eficácia e eficiência dos serviços de saúde.
    Sempre que falta de forma não justificada e sem aviso prévio, está igualmente a tirar a vez a uma pessoa que também pode precisar de cuidados de saúde.