Diabetes: Informações sobre a Doença, seus Sintomas e Factores de Risco

Se lhe disseram que é diabético, não se revolte, procure aceitar a doença para melhor controlar a sua diabetes. Fale abertamente com a sua família, amigos e profissionais de saúde para se sentir apoiado nos períodos mais difíceis, não se isole, “não tem culpa de ser diabético”.
 

O que é a Diabetes?

A diabetes é uma doença crónica, quer dizer que não tem cura, mas pode ser controlada. Acontece quando o organismo não consegue controlar o açúcar (glicose) no sangue corretamente e usá-lo como fonte principal de energia. Os níveis de glicemia estão intimamente relacionados com a forma como o organismo produz e utiliza a insulina. A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas que ajuda o organismo a utilizar o açúcar e a manter os níveis de glicemia dentro dos valores normais. Nas pessoas que não têm diabetes, os valores de glicemia não sobem acima do normal.
 
Manter os níveis de glicemia perto dos valores normais, através de uma alimentação equilibrada, de exercício físico regular e uso de comprimidos ou insulina, se necessário, é o que se pretende.
 
Na linguagem comum a diabetes é muitas vezes definida como " ter o açúcar alto no sangue", " muito açúcar no sangue ", a diabetes " é ter o açúcar mais alto no sangue que o normal".
 
O diabético pode fazer uma vida normal!

Tipos de Diabetes

Existem, principalmente dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2. A diabetes é caraterizada por haver essencialmente hiperglicemias persistentes “açúcar a mais no sangue”, por destruição das células produtoras de insulina no pâncreas (tipo 1) ou pela associação de produção insuficiente de insulina e/ou um mal aproveitamento da mesma (resistência à acção da insulina), na diabetes tipo2.
Tal como já foi referido anteriormente, para controlar bem a diabetes é fundamental ter uma alimentação saudável, praticar exercício físico todos os dias e, usar medicamentos, se necessário.

Sintomas da Diabetes

O início da diabetes tipo 2, pode ser assintomático, é frequente a pessoa não sentir nada. Quando há sintomas, estes podem ser:
 
  • Muita sede
  • Urinar com mais frequência
  • Perda de peso
  • Sensação de cansaço
  • Visão turva
  • Cãibras nas pernas
  • Pele seca e com comichão
  • Infecções frequentes
  • Maior dificuldade na cicatrização de golpes ou feridas

Complicações da diabetes

Devido especialmente à hiperglicemia “ açúcar alto no sangue ” ao longo de anos, a diabetes pode provocar danos, disfunção e falência de vários órgãos, nomeadamente ao nível dos rins, dos olhos, do coração, do cérebro e dos pés. Por isso os diabéticos podem sofrer de insuficiência renal grave, necessitando por vezes de fazer diálise, graves problemas de visão, sofrer enfartes do miocárdio, sofrer AVC (tromboses) e até graves problemas a nível dos pés que, em situações mais graves, pode levar amputação.
Por tudo isto seja cuidadoso e prudente todos os dias.

Factores de Risco da Diabetes

Excesso de peso, obesidade
Hipertensão arterial, Colesterol elevado
Sedentarismo
Idade, Hereditariedade
Stress emocional em excesso
 
Nota: Estes factores podem contribuir para o aparecimento mais rápido da diabetes.