Café: benéfico ou prejudicial?

O café é bom ou mau para a saúde? 

Esta bebida pode ser benéfica ou prejudicial consoante a quantidade ingerida, o consumo moderado é normalmente descrito como a ingestão de 3 a 5 doses diárias de café (equivalente a 150-300 mg de cafeína/dia). Consumido moderadamente, o café tem uma ação antioxidante, e ajuda a diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. Por outro lado em excesso, devido à presença de cafeína, pode dar origem a sintomas de ansiedade, como a inquietação, dores de cabeça, náuseas e ainda devido à sua acidez pode dar origem a problemas gastrointestinais. A cafeína para além dos seus efeitos negativos já descritos, possui efeitos benéficos para a saúde como o auxílio no aumento da concentração, humor, fadiga e no controlo de peso. Pode ainda trazer benefícios para o sistema respiratório, e possui um efeito diurético.
 
Veja abaixo o trabalho realizado pelas estagiárias Andreia Ferreira e Cintia Chuva, sob a orientação da dietista do CHL Graça Medina.


Dia Internacional do Café - 14 de Abril

O café é uma das bebidas mais consumidas e a segunda matéria-prima mais comercializada em todo o mundo, a seguir ao petróleo. Em Portugal, é conhecido por “bica” ou “cimbalino”, de acordo com a região do país. Os portugueses são a nível europeu os que consomem menos café, cerca 4 quilos por ano, o que equivale a 2,2 chávenas por dia.