Hospital Bernardino Lopes de Oliveira - Alcobaça

O Hospital de Alcobaça é um edifício centenário cuja planta foi elaborada pelo Senhor Raphael da Silva Castro com indicações fornecidas pelo Provedor da Misericórdia de Alcobaça, o Sr. Bernardino Lopes de Oliveira, e por alguns médicos conceituados naquela época.
 
Segundo a descrição do Dr.Francisco Zagallo (1890), o hospital foi intencionalmente construído numa zona alta e isolada ,sobranceira à vila e com boa exposição ao sol.  
A preocupação com a ventilação e higiene foi uma realidade observada na superfície lisa do estuque dos tectos e paredes , a par de preocupações novas com o conforto hoteleiro.
 
Em 6 de Fevereiro de 1888 o Senhor Governador Civil de Leiria autorizou a adjudicação do Hospital, e em 18 de Abril do mesmo ano fizeram o assentamento da pedra fundamental deste edifício. Tendo sido inaugurado em 15 de Agosto de 1890.
 
A sua edificação importou em 15 mil reis tendo sido custeado pelo Estado, Câmara Municipal e particulares.
 
A partir de 1 de Setembro de 2013, e em conformidade com o Decreto-Lei nº 116/2013, o Hospital de Alcobaça passou a integrar o Centro Hospitalar de Leiria.

A área de atração da Unidade de Alcobaça abrange, de acordo com número do INE a 2011, cerca de 98.000 habitantes residentes no concelhos de Alcobaça (com exceção das frequesias de Alfeizerão, Benedita e S. Martinho do Porto) e Nazaré.