Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Leiria

TODOS NÓS
Somos potenciais utentes do Hospital!
Quando doentes
Queremos viver!
…e desejamos amparo, carinho
e amor!
Queremos, por isso, ajudar a Liga
a cumprir a sua missão!
 
SE NÃO PUDER FAZER MAIS, AJUDE-NOS A AJUDAR OS OUTROS.
FAÇA-SE NOSSO ASSOCIADO!

PARA SE TORNAR SÓCIO DA LIGA, CONTACTE-NOS! CONTAMOS CONSIGO!

Liga dos Amigos do Hospital de Leiria
Apartado 6052
2401-601 Leiria
 

Como Nasceu

Reconhecendo a necessidade de uma maior humanização no tratamento dos doentes, tanto os internados como em regime ambulatório, o Ministério de Saúde, desde há vários anos, vem incentivando a criação de serviços gratuitos de Voluntariado, como participação desejada da comunidade civil junto dos hospitais.

Deste modo, foi criado em Leiria, em 8 de janeiro de 1991, um corpo de Voluntariado, no antigo Hospital Distrital.

A fim de oficializar a Instituição, foi eleita em 30 de setembro de 1991 uma Comissão Instaladora da Liga dos Amigos do Hospital que, após a elaboração dos Estatutos e Regulamento Interno, veio a concretizar a Escritura Notarial em 30 de junho de 1992. Os Estatutos da Liga foram publicados no Diário da República III Série) nº 210, 11 de setembro de 1992.

A Liga dos Amigos do Hospital foi justamente reconhecida como Instituição de Utilidade Pública por despacho do Primeiro Ministro, no dia 1 de abril de 1998.

Quem somos

A LAHDL é uma instituição privada, apolítica e não confessional, sem fins lucrativos e de duração ilimitada.

O seu objetivo específico visa a ação social, cívica, cultural e moral, em regime de voluntariado.

A LAHDL propõe-se atuar com a finalidade de favorecer a intervenção da comunidade na vida do Hospital, nomeadamente nos seguintes domínios:
  • Promoção, apoio e colaboração nas iniciativas conducentes à humanização dos cuidados de saúde e melhoria do bem-estar do doente.
  • Colaboração ativa com os órgãos de gestão do Hospital, tendo em vista a dignificação da pessoa do doente através de uma permanente defesa dos seus direitos.
  • Promoção e colaboração nas iniciativas culturais e recreativas da comunidade que visem beneficiarem o Hospital e utentes.
  • Apoio a casos de emergência social.

Como funciona

A Direção da LAHDL é constituída por um grupo de pessoas, em regime de voluntariado, defensoras de uma causa em que acreditam e para a qual trabalham – a solidariedade.

A atual Direção, que tomou posse em janeiro de 2015, para além de dar continuidade às atividades iniciadas pelos seus antecessores, tem procurado concretizar alguns projetos que se propôs realizar, em que destacamos o alargamento da sua área de intervenção junto da comunidade, criando parcerias com empresas e instituições, candidatar-se a uma IPSS e angariar mais sócios para que possa ter uma intervenção mais eficaz junto dos doentes/utentes mais carenciados.

Organograma dos Órgãos Sociais da LAHDL



Toda a  contabilidade é feita por uma contabilista certificada, a voluntária Manuela Fernandes.

Onde funciona

A LAHDL tem a sua sede no Hospital de Santo André, tendo três salas: gabinete da Direção, Tesouraria, gabinete do Voluntariado, roupeiro e loja.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira, das 14h 30m às 17h 30m.
Loja - 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 17h00.

TELEFONE: 244 817 054 ou 244 817 000, Ext. 5600
FAX : 244 817 054

MORADA: Liga dos Amigos do Hospital de Leiria, Apartado 6052, 2401-601 LEIRIA

O que faz

Ao longo do ano de 2015, a LAHDL apoiou cerca de 320 casos de emergência social traduzidos em medicação, transporte, alimentação, roupas, casos pontuais de alojamento, aquisição de próteses (óculos). Emprestou a doentes/utentes carenciados cadeiras de rodas, camas articuladas, canadianas, cadeiras de banho, andarilhos e outro material de “ajudas técnicas”. Foram também oferecidos enxovais, cadeiras de transporte de recém-nascidos, produtos de puericultura, cadeirinhas de criança.

Os voluntários têm colaborado com a Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Prolongada de Psiquiatria (UIDEPP), nos Andrinos, através da doação de algum equipamento, procurando dar algum conforto aos utentes internados; no Hospital de Dia com ajuda a doentes oncológicos; e através do fornecimento de suplementos alimentares.

Quais são as receitas da LAHDL?

As receitas da LAHDL, que são sempre insuficientes para apoiar todos aqueles que recorrem a ela, provêm das quotas dos associados, de alguns donativos de particulares e empresas, e das vendas da Loja da Liga, sedeada no Hospital de Santo André.

Serviços dependentes da Liga

Corpo do Voluntariado

O Voluntariado exerce a sua ação de apoio aos doentes desde 1991, preocupando-se com o seu melhor bem-estar psicológico e social. Assim, o Voluntariado, tal como o nome indica, encerra um conceito de “vontade” que se traduz num querer servir o outro sem qualquer tipo de recompensa material.

O Corpo do Voluntariado é coordenado pela Vice-Presidente da Direção da LAHDL, Teresa Gallo, integra cerca de 125 voluntários, que presenciam “in loco” todo o sofrimento e tentam de algum modo minorar a angústia sentida pelos doentes face a uma situação de internamento. Têm como principal objetivo proporcionar o pleno bem-estar do doente/utente, tentando na mesma medida humanizar a prestação de cuidados de saúde.

Os Voluntários fazem o seu “Voluntariado” com todo o coração e doação nos seguintes serviços: Medicina I e II; Especialidades Médicas; Especialidades Cirúrgicas; Medicina Interna; Ortopedia; Consulta Externa; Urgências, divididos em três turnos, dependendo dos Serviços, sempre integrados numa equipa.

De entre as várias funções do Voluntário, destaca-se o acompanhamento ao utente, não só físico, em termos de ajuda na sua alimentação, higiene e mobilidade, mas principalmente a nível afetivo e moral.
Na consulta externa prestam um apoio valioso no acompanhamento dos doentes nos sistemas de atendimento automático, assim como na humanização das salas de espera oferecendo uma bebida quente a utentes e acompanhantes todas as manhãs.


A Loja

A Loja da LAHDL, situada no átrio das Consultas Externas, apresenta artigos muito diversificados a preços atrativos, cuja venda se destina a apoiar casos de emergência social. Ao fazerem as suas compras na Loja da Liga, as pessoas estão a contribuir para melhorar a vida dos doentes/utentes mais carenciados do Hospital de Santo André.