2011

 

Projeto MAIOR

O MAIOR – Movimento, Autonomia, Independência, Oportunidade, Recuperação, projeto da Direção da Consulta Externa do HSA, visa a adaptação deste serviço para a população idosa, assim como a promoção de um envelhecimento ativo e saudável. 

Este projeto visa a promoção da saúde com movimento, autonomia, independência, oportunidade e recuperação da população idosa utilizadora do nosso hospital. Surgiu face à evidência do progressivo aumento de envelhecimento da nossa população e de um número cada vez maior de pessoas idosas com doença que recorrem a nossa instituição. Assim, sentimos a necessidade de adaptar o nosso hospital a esta população crescente.
Compreende uma intervenção estruturada personalizada que envolverá vários profissionais do hospital de diversas áreas e competências, no sentido de adequar melhor os acessos, facilitar as ajudas técnicas, promover um envelhecimento ativo através da prática de exercício físico e da manutenção de um estilo de vida saudável, e dinamizar e aumentar o ensino para a saúde. Pretende-se também garantir as condições de ambientes capacitadores de autonomia em redor da pessoa idosa, com responsabilização do próprio idoso e sua família, tendo como porta aberta o nosso serviço de ambulatório

O MAIOR integrou o top 5 da Missão Sorriso em 2011, e viu ser implementado um coreto no exterior do HSA, junto à Consulta Externa - por um Hospital das Pessoas mais Amigo do Idoso!

A sua ajuda é imprescindível!
Deixe as suas sugestões, ideias, dicas sobre a forma como o CHL pode ajudar as pessoas a ter um envelhecimento ativo:
Que atividades a desenvolver? Que temas / eventos formativos?
Que barreiras a ultrapassar no hospital para bem do idoso?

Saiba mais sobre a candidatura do MAIOR à Missão Sorriso aqui e sobre o prémio 
aqui.