XXI Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha debatem a infância na idade pré-escolar

A infância na idade pré-escolar esteve em debate nas XXI Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha, nos dias 28 e 29 de novembro, quinta e sexta-feira, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha. Com o tema “Consensos na Idade Pré-Escolar”, este encontro, uma organização dos serviços de Pediatria do Centro Hospitalar do Oeste e do Centro Hospitalar de Leiria, reuniu especialistas de todo o País, com o objetivo de abordar algumas das temáticas inerentes à idade da pré-escolaridade, que se caracteriza por um desenvolvimento intenso das habilidades cognitivas, motoras e sociais de uma criança.
«Os temas em foco nestas jornadas visaram aprofundar os conhecimentos dos profissionais de saúde relativos às fases comportamentais e de desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar, e prevenir eventuais dificuldades e perturbações clínicas e sociais», refere Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria.
O primeiro dia das jornadas incluiu dois painéis de discussão que contemplaram as áreas do desenvolvimento e comportamento da criança em idade pré-escolar. As competências necessárias e as perturbações específicas da linguagem, as diferenças entre a perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) e a imaturidade, a evolução dos padrões de comportamento e o papel da família foram as principais temáticas em debate.
Na manhã do dia 29 o programa foi dedicado à prevenção de doenças, tendo em conta o comportamento alimentar e a prática de atividade física. No período da tarde foram abordados os sintomas frequentes de doenças infantis, como as cefaleias, dor abdominal e vómitos. As jornadas terminaram com a conferência “Como fazer mais pela saúde da criança em tempos de crise”, apresentada por Bilhota Xavier.