Utentes inquiridos pela DECO dão boa nota aos serviços prestados pelo Hospital de Santo André

Estudo da Defesa do Consumidor avalia a experiência de utentes em 42 hospitais do País

O Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, obteve nota “Boa” (85 em 100) na avaliação global realizada pelos utentes inquiridos no âmbito do estudo inédito da DECO, que retrata a experiência de utentes em 42 hospitais públicos e privados do País. Na lista de classificação final dos hospitais públicos incluídos neste estudo, o CHL ocupa a 13ª posição.
 
«Estamos satisfeitos com as classificações obtidas, decorrentes das experiências dos nossos utentes», salienta Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL. «Este estudo reconhece o trabalho, a competência, o empenho e a dedicação dos nossos profissionais, o que demonstra o percurso ascendente que temos feito, bem como nos alerta para a necessidade de melhorar e apostar nalgumas áreas, reforçando o caminho que ainda temos pela frente, nomeadamente com a superação de algumas dificuldades ao nível dos recursos humanos disponíveis». 
 
Os inquiridos avaliaram a sua experiência no HSA relativamente às consultas externas, que resultou num “Bom”, com 89 pontos. Os utentes atribuíram cinco estrelas à grande maioria das categorias questionadas, tendo a avaliação relativa aos internamentos resultado igualmente numa classificação “Bom” (89 pontos).
Quanto à avaliação das experiências no Serviço de Urgência do HSA, os inquiridos deram igualmente um “Bom” (com 89 pontos), mostrando apenas insatisfação relativamente ao tempo de espera no Hospital e à alimentação, que tiveram quatro e três estrelas, respetivamente, tendo em conta, naturalmente, as caraterísticas deste serviço.
 
O questionário global do estudo avaliou as seguintes categorias: acesso e movimentação; tempo de espera no hospital; apoio, respeito e privacidade, comunicação com profissionais de saúde, contacto telefónico/e-mail; controlo da dor ou outros sintomas; envolvimento da família/cuidador; informação sobre situação clínica; participação na tomada de decisão; simpatia e empatia com profissionais de saúde; alimentação; higiene; ruído.
 
Este estudo nacional engloba 1.723 entrevistas efetuadas a cidadãos que avaliaram a sua ida mais recente ao hospital. Os resultados foram obtidos através da participação de cidadãos selecionados de forma aleatória, através de números de telefone fixos e móveis gerados aleatoriamente.

19 de fevereiro de 2019