Urologia do CHL ganha novo impulso

O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar de Leiria acaba de receber dois novos especialistas, Ricardo Borges e Sílvio Bollini, que, desde março de 2014, sob a direção de José Garcia, permitiram o rejuvenescimento, reestruturação e evolução na prestação de cuidados de uma das especialidades que mais tem progredido do ponto de vista técnico e científico.
«Desde a chegada dos novos urologistas conseguiu-se uma redução significativa do tempo de espera para consulta, bem como da lista de espera cirúrgica. A laparoscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva, tornou-se uma realidade, associada a um maior número de internamentos, com redução da demora média dos mesmos», explica José Garcia, director do Serviço de Urologia do CHL.
Ao abordar patologias muito prevalentes na população, como a incontinência urinária, carcinoma da próstata, hiperplasia da próstata, hematúria, litíase urinária (pedras nos rins), disfunção eréctil, etc. – este serviço tem especial atenção na melhoria permanente dos cuidados, de forma a responder da melhor maneira aos seus utentes. O serviço desempenha a sua atividade nas valências de consulta externa, exames especiais, internamento, hospital de dia e bloco operatório (central e ambulatório).
Para melhor serviço ao cidadão, o Serviço de Urologia celebrou recentemente um protocolo com os cuidados de saúde primários, que permite incrementar a articulação para a referenciação de utentes. Como conta José Garcia, «temos vindo a apostar forte na dinamização do serviço, na renovação de equipamento e na introdução de novos procedimentos e técnicas que nos permitam servir melhor o utente».
A diferenciação científico-tecnológica na oferta de cuidados urológicos no CHL tem sido crescente, tendo sido criadas, na consulta externa, consultas subespecializadas, além da consulta de urologia geral: Uro-oncologia, Andrologia, Urolitíase, Disfunções vesicais, e Uretra.
Ainda na senda de prestar os melhores cuidados possíveis ao doente urológico, o CHL investiu, nesta área, por exemplo, na renovação de diversos equipamentos: um novo ecógrafo com sonda transrectal biplanar permite maior acuidade no diagnóstico por biópsia do carcinoma da próstata; foram adquiridos videocistoscópios flexíveis para maior conforto do doente no diagnóstico e seguimento de tumores vesicais, assim como a nova torre de imagem com tecnologia inovadora permite  deteção destes tumores, etc. Já no internamento, foram criadas vias clínicas e protocolos de acompanhamento do utente; e no Bloco Operatório foram introduzidas técnicas e tecnologias inovadoras, como a Litotrícia de contacto com laser Holmium, Nefrectomias parciais sem clampagem hilar, Vaporização prostática com Laser KTP, Enucleação prostática bipolar, e Prostatectomia radical “nerve sparing”. Na Urgência foi elaborado um protocolo de diagnóstico/tratamento/encaminhamento das várias urgências urológicas, garantindo o adequado acompanhamento destas situações.
O Serviço de Urologia aposta no desenvolvimento dentro e fora de portas, nomeadamente através da divulgação e afirmação do Serviço no panorama científico nacional. Assim, encontra-se em fase de elaboração um Curso de Enucleação Prostática Bipolar, uma técnica inovadora, minimamente invasiva, em que o serviço vai ser pioneiro a nível nacional; e em preparação estão também as primeiras Jornadas de Urologia do CHL, previstas para janeiro de 2015.