Urgências só mesmo urgentes: fique em casa, ligue SNS 24 se tiver que ser, e só depois vá ao Hospital se tiver mesmo que ser!

Apelo à adoção de comportamentos responsáveis

O Centro Hospitalar de Leiria apela a todos os cidadãos que sigam escrupulosamente as recomendações das autoridades de saúde e dos especialistas e que fiquem em casa para não contribuírem para o agravamento da pandemia do coronavírus. E que só recorram ao hospital em caso de urgência MESMO URGENTE. Se tiverem sintomas compatíveis com a infeção por coronavírus liguem para a linha SNS 24, 808 24 24 24 – mesmo que tenham que esperar algum tempo para ser atendidos, o que é compreensível dada a procura – e só depois, se for necessário e forem aconselhados nesse sentido, se desloquem ao hospital.
 
O Centro Hospitalar de Leiria tem tomado todas as medidas que pode tomar para enfrentar esta pandemia, mas a escalada da contaminação, em Portugal, na Europa e em todo o mundo, facilmente faz prever que todos os recursos serão insuficientes para o que aí vem, pelo que há que prevenir. A única forma de enfrentar este flagelo é atrasar a sua propagação, para não se registar uma enorme concentração de casos e dessa forma permitir aos serviços de saúde ir dando resposta.
 
O Centro Hospitalar de Leiria está, como lhe compete, a seguir as indicações da tutela e das autoridades de saúde. Até ao momento, não registou nenhum caso positivo do novo coronavírus (COVID-19). No entanto, reforça o apelo para que todos os utentes e em particular os que regressaram do estrangeiro e que têm sintomas de gripe (febre e tosse) e/ou tenham estado em contacto com pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, não se dirijam aos Serviços de Urgência sem primeiro contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
 
Os profissionais do Centro Hospitalar de Leiria e todos os profissionais de saúde do País estão a cumprir o seu dever. Cabe aos cidadãos também cumprir o seu.
 
O mais importante é mesmo FICAR EM CASA e cumprir as orientações dos especialistas e autoridades de saúde. E NÃO FACLITAR, NUNCA.


15 de março de 2020.