Urgência Pediátrica do HSA renova certificação de qualidade

Primeira unidade do SNS certificada no País, em 2003

O serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Santo André (HSA) viu mais uma vez renovada a sua certificação de qualidade, após uma auditoria de acompanhamento, realizada no passado dia 21 de dezembro pela empresa certificadora SGS International. A manutenção desta certificação vem confirmar que o Serviço mantém os compromissos assumidos com todos os que a utilizam, crianças, acompanhantes e profissionais, garantindo a qualidade dos cuidados que presta e a segurança das instalações e equipamentos.

A Urgência Pediátrica do HSA foi a primeira unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no País a ser distinguida com a declaração oficial de “serviço certificado”, em 2003, em resultado do cumprimento de um conjunto de normas, no que respeita ao atendimento administrativo, de enfermagem e médico, triagem, sala de espera, sinalética e níveis de limpeza, higiene e segurança.

A certificação atribuída em 2003, assim como o trabalho realizado por este serviço com vista à melhoria constante das suas condições de atendimento aos utentes, permitiu ao Serviço de Pediatria do HSA colaborar na elaboração da norma ET-SC-HESO26, que atualmente rege e atribui a certificação a todas as urgências pediátricas, a nível nacional e internacional.

Para além da auditoria de certificação que se realiza a cada três anos, e das auditorias de acompanhamento anuais, todos os anos são realizadas seis a sete visitas à Urgência Pediátrica, por um “cliente mistério” que avalia, os compromissos de qualidade assumidos pelo Serviço.

A Pediatria do HSA tem sido por diversas vezes reconhecido publicamente, por profissionais e pelo público em geral, como atestam os exemplos do primeiro lugar no ranking anual da revista Sábado (e outros três segundos lugares no mesmo ranking), realizado em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública; e o lugar entre o “top five” do concurso Missão Sorriso em 2010.

O Serviço de Pediatria presta cuidados de saúde diferenciados aos recém-nascidos, crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade, com capacidade para o internamento de cinco crianças na Unidade de Internamento de Curta Duração (Urgência Pediátrica), 26 na enfermaria, 16 na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos (UCEP) e 49 no berçário. É composto, entre outros profissionais, por 16 pediatras, dois pedopsiquiatras, 55 enfermeiros, dois psicólogos e cinco professores/educadores.

O Serviço está ainda equipado com uma plataforma de Telemedicina que permite a realização de ecocardiografias a crianças, em tempo real, em colaboração com o Serviço de Cardiologia do Hospital Pediátrico. Os Serviços de Pediatria e de Cardiologia Pediátrica em Parceria com a Portugal Telecom e a Universidade de Aveiro foram parceiros no desenvolvimento desta tecnologia, pioneira em Portugal.

Leiria, 10 de janeiro de 2012