SPMS replica boas práticas do CHL na implementação do sistema informático hospitalar

Experiência pioneira no CHL orienta implementação do programa em todas as unidades hospitalares

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) congratulam o Centro Hospitalar de Leiria pela implementação do novo sistema informático hospitalar, destacando que as boas práticas do CHL permitem agora a replicação do programa em todas as unidades hospitalares, bem como o seu alargamento aos cuidados de saúde primários, «de forma a promover uma visão cada vez mais integradora da saúde do cidadão». O novo sistema informático possibilita aos profissionais de saúde a consulta de informação do utente de forma simples e intuitiva, nas diversas instituições do SNS, nomeadamente medicação crónica, vacinas e diagnósticos.
 
A SPMS considera que as «boas práticas do Centro Hospitalar de Leiria reforçam a expansão da “Visão Clínica Integrada” (VCI)». A VCI, módulo do sistema informático “SONHO V2 - SClínico Hospitalar” foi instalada há um ano, de forma pioneira, no CHL, envolvendo diversas equipas do centro hospitalar e da SPMS, e requerendo dos profissionais do CHL preparação e formação. A SPMS destaca que «esta implementação representou uma mudança significativa para o CHL, que foi também o primeiro hospital com instalação do SONHO V2, sem ter a versão 1. Os fatores de sucesso nesta mudança devem-se à forte cooperação e recetividade do Conselho de Administração, equipas técnicas e profissionais de saúde do CHL, aliados ao acompanhamento próximo da SPMS».
 
Decorrente da experiência e boas-práticas da implementação da VCI e do SONHO V2 no CHL, a SPMS segue agora com a implementação do programa a todas as unidades hospitalares, e com o estudo do alargamento deste projeto aos Cuidados de Saúde Primários, «por forma a promover uma visão cada vez mais integradora da saúde do cidadão».
 
Alexandra Borges, vogal executiva do Conselho de Administração do CHL, responsável pela implementação do sistema, concorda e destaca «o esforço e cooperação dos profissionais do Centro Hospitalar nesta mudança complexa e abrangente, mas também dos utentes, aos quais foi pedida compreensão, na altura da implementação do programa, uma tarefa árdua para todos». «Sem dúvida que este elogio é merecido por todos os nossos profissionais, e espelha a determinação que nos move de querer fazer mais e melhor pelos nossos utentes, garantindo o melhor acompanhamento e a segurança do seu processo», adianta ainda.
 
Este sistema permite que a informação clínica e administrativa seja partilhada mais facilmente com os restantes hospitais do SNS e com os centros de saúde, o que fomenta a segurança do doente, evita exames desnecessários, e melhora a comunicação entre os profissionais de saúde, com enormes vantagens para os utentes. De 1 de outubro de 2016 a 29 de setembro de 2017, o Sonho V2 deu resposta a mais de um milhão de acessos de médicos e enfermeiros do CHL. 
 

10 de outubro de 2017