SPEQS promove cultura de qualidade para crianças e adolescentes

Diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria assume a liderança
Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria, lidera a Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente (SPEQS), integrada na Sociedade Portuguesa de Pediatria, que visa ser um agente facilitador e dinamizador de uma cultura de qualidade e segurança a interiorizar pelos profissionais de saúde, prestadores de cuidados de saúde às crianças e adolescentes.
 
«Diariamente os media dão-nos notícias sobre os erros que ocorrem nos cuidados de saúde e as infeções que são contraídas nos internamentos hospitalares. As crianças, pela sua especificidade, têm um risco três a quatro vezes superior aos riscos dos adultos», refere Bilhota Xavier, presidente da SPEQS. «Um grupo de pediatras reconhecendo essas evidências promoveu a constituição da SPEQS, provavelmente a primeira sociedade científica com estas características, querendo constituir-se como a “Provedora da Criança”, no que diz respeito à qualidade e segurança dos cuidados de saúde que lhes são prestados», defende o médico.
 
A SPEQS nasceu no final de outubro de 2017, com a principal meta de elaborar padrões de qualidade específicos de cada criança, nas áreas da segurança do medicamento, da infeção, incluindo a circulação dos pais presentes no internamento, da cirurgia segura, entre outras, bem como definir normas clínicas de atuação e a sua monitorização.
 
A nova Sociedade pretende ainda promover formas de desenvolver estratégias que aumentem a probabilidade dos serviços de saúde obterem os resultados desejados na saúde das crianças e adolescentes, que sejam consistentes com os conhecimentos mais recentes baseados na evidência.
 
A Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente é constituída por pediatras de reconhecido mérito e com larga experiência na área da Qualidade em Saúde, entre os quais se incluem os diretores dos principais serviços de Pediatria do país. A primeira reunião da SPEQS realizou-se em janeiro no Hospital de Santo André, “casa” do presidente da Sociedade, Bilhota Xavier.
 
Para apresentar o trabalho a desenvolver, a SPEQS vai estar presente numa mesa redonda no Congresso Nacional de Pediatria, de 24 a 26 de outubro no Estoril, e as primeiras Jornadas da nova Sociedade estão agendadas para o dia 14 de dezembro, e decorrerão em Lisboa.
 
«Na história recente da Medicina, os médicos e as instituições académicas consideravam a qualidade dos cuidados em saúde limitada ao conhecimento das patologias e das terapêuticas. Hoje, no século XXI, reconhece-se que a qualidade dos cuidados vai muito para além disso», remata o pediatra.

2 de fevereiro de 2018