Sobrinho Simões preside conferência do Centro de Investigação do CHL

Cientista reconhecido internacionalmente partilha experiência com especialistas do CI/CHL

Manuel Sobrinho Simões, cientista e médico, é o palestrante convidado do Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria para o próximo encontro do seu ciclo de conferências, com o tema “Do laboratório à clínica… and back”, no dia 4 de outubro. «A vinda deste eminente cientista ao Hospital de Santo André representa um momento alto da vida desta instituição, e um marco que reflete a importância e o lugar de destaque da investigação científica neste Centro Hospitalar, a par de uma atividade clinica de reconhecida excelência», salienta João Morais, coordenador do CI/CHL.

A conferência, que terá lugar no Hospital de Santo André, unidade de Leiria do CHL, coloca no centro das atenções a investigação biomédica e o percurso que leva do laboratório ao paciente. «Esta será certamente uma excelente oportunidade para ouvir o Professor Sobrinho Simões na nossa região, ainda para mais quando este se associa com a sua presença ao nosso projeto, dando-nos a oportunidade de partilhar a sua extensíssima experiência», explica João Morais, acrescentando que será também «uma grande motivação para todos os nossos investigadores e parceiros».

Sobrinho Simões é doutorado em Patologia, e fez o pós-doutoramento em Oslo, do qual resultou crescente reconhecimento internacional, assim como uma longa relação com o meio da investigação científica no estrangeiro. Em 1989 criou o IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, um dos três laboratórios europeus acreditados pelo Colégio Americano de Patologistas, e que realiza anualmente centenas de consultas de diagnóstico para hospitais e institutos de oncologia da Europa e da América.

É professor adjunto de Patologia e Biologia Celular do Jefferson Medical College da Universidade de Thomas Jefferson (Filadélfia, EUA), é avaliador do Consórcio de Investigação em Cancro Gástrico (composto pelo Instituto de Cancro da Noruega e pela Universidade de Zhengzhou); é expert em Patologia Molecular do American Board of Pathology; e especialista convidado do Centro de Telepatologia da União Internacional Contra o Cancro (Humboldt University, Berlim).

Sobrinho Simões é ainda membro dos conselhos científicos da Escola Europeia de Patologia, do Curso Europeu de Patologia Celular, e da Associação Europeia de Prevenção de Cancro, e integra o Comité Redatorial da Associação de Diretores de Patologia Cirúrgica dos EUA. Em 2015 foi eleito o patologista mais influente do mundo pela revista britânica The Patologist.

A conferência “Do laboratório à clínica… and back” realiza-se no dia 4 de outubro, pelas 12h00, no Auditório do Hospital de Santo André, em Leiria.

Leiria, 27 de setembro de 2016