Reagir: centenas de leirienses juntos na luta contra o cancro

Projeto visa sensibilizar para a prevenção do cancro e adoção de hábitos de vida saudáveis

O projeto Reagir 2019 juntou centenas de leirienses na luta contra o cancro em duas intensas semanas de informação e sensibilização para esta doença que afeta muitas pessoas e muitas famílias. Entre o dia 4 e o dia 16 de fevereiro, o Centro Hospitalar de Leiria dinamizou uma conferência com o tema “Conviver com o Cancro”, uma caminhada que juntou cerca de 400 pessoas a passear junto ao rio Lis, uniu-se à Brisas do Lis Night Run para correr e caminhar numa noite de quarta-feira, e convidou artistas leirienses da música, dança, teatro e artes plásticas para uma noite de casa cheia no Teatro José Lúcio da Silva.
 
O espetáculo “Reagir 219 – As Artes de Leiria na Luta ao Cancro” aconteceu no sábado, dia 16 de fevereiro, e teve em palco dezenas de artistas de Leiria da Companhia de Dança Staccato, do Coro do Hospital, da Sociedade Artística e Musical de Pousos, do Te-Ato (Grupo-Teatro de Leiria), do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, dos The Stoneman, e ainda o artista plástico Bruno Gaspar, que pintou um quadro enquanto decorria o espetáculo.
 
A plateia esteve cheia, num serão que foi cheio de emoções, lágrimas e sorrisos, de muitos que quiseram homenagear os doentes, as suas famílias, e aqueles que, no dia-a-dia, direta ou indiretamente, lutam contra o cancro. «Nem temos palavras para descrever a alegria e a gratidão que sentimos, de ano após ano, contar com mais pessoas nestas iniciativas, mais apoios, mais empresas, mais instituições», revela Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL.
 
Em todas as iniciativas os profissionais do Hospital de Dia e do Serviço de Oncologia do CHL aproveitaram para passar a mensagem da prevenção, reiterando que o mais importante é Reagir: «escolher ter uma vida saudável, estar atento, ser proactivo e olhar para vida como um bem precioso» são os conselhos desta Instituição, que está de portas abertas a todos.
 
«Estamos perfeitamente seguros de que apenas uma comunidade informada, formada, sensibilizada e unida poderá fazer mais por si e pelos seus, e os apoios que temos recebido ajudam-nos a abrir as nossas portas e a chegar a mais pessoas», sublinha Helder Roque, reiterando «o nosso muito obrigado a todos, e um pedido para que ajudem a que o Reagir possa durar todo o ano, todos os anos».
 
Foi esta a mensagem do “Reagir sobre Rodas” ao longo de 2018, um desafio que Mário Duarte, piloto leiriense de todo-o-terreno abraçou, para levar a imagem do projeto do CHL de norte a sul do País nas provas do campeonato nacional, e que Helder Roque homenageou no espetáculo, e cuja viatura de competição esteve em exposição na entrada do Teatro José Lúcio da Silva. E o desafio estará de novo na estrada em 2019, desta feita com duas viaturas que competem no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.
 
Todas as receitas recolhidas ao longo do Reagir 2019 revertem para o Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), nomeadamente a venda dos bilhetes para o espetáculo, o leilão que decorreu nesta ocasião – foram leiloadas duas atuações musicais protagonizadas pelo maestro Paulo Lameiro e por Yumiko Ishizuka e pelos The Stoneman prontas a “entregar” em casa dos maiores licitadores, e ainda a pintura que Bruno Gaspar dedicou a um amigo que também enfrentou o cancro –, e uma conta solidária criada para este projeto, que recebe donativos de quem quiser contribuir para esta causa: “CHL – Reagir 2019” com o IBAN PT50 0007 0223 0028 3990 0096 1.

19 de fevereiro de 2019.