Reagir 2018 - As artes de Leiria dão luta ao cancro

Centro Hospitalar de Leiria reúne artistas para grande espetáculo solidário
“Reagir 2018 – As artes de Leiria dão luta ao cancro” é um espetáculo solidário que decorrerá dia 23 de fevereiro no Teatro José Lúcio da Silva, com a participação de artistas leirienses de várias áreas, como a dança, a música e a performance. Os bilhetes para este espetáculo já estão à venda no Teatro, e o valor reverterá para o Hospital de Dia de Oncologia do CHL.
 
«Chamámos “Reagir” a este projeto ao qual quisemos dar a forte carga simbólica do processo de luta contra o cancro», explica Helder Roque, referindo «que desde logo somos chamados a reagir nas escolhas que fazemos na nossa vida para termos hábitos saudáveis que nos ajudem a prevenir a doença, mas também quando fazemos os rastreios para deteção precoce do cancro, ou quando temos de enfrentar a doença, nossa ou de familiares ou amigos». «A nossa reação, a forma positiva como conseguimos enfrentar a doença, fazem toda a diferença para um futuro com esperança e saúde», destaca.
 
Neste espetáculo participarão a Orquestra do Orfeão de Leiria, o Coro do Hospital de Santo André, da SwingSamp, da escola de dança Annarella, de André Barros e dos Whales, e ainda de Sofia Lisboa, ex-Silence 4, ela própria com uma história pessoal de doença oncológica, e que se tem dedicado ao voluntariado por esta causa. Para receber o público estará patente no foyer do Teatro José Lúcio da Silva uma exposição com pósteres informativos sobre diversas patologias oncológicas, quadros feitos e oferecidos pelos utentes do Hospital de Dia ao Serviço, e ainda fotografias que ilustram os diversos serviços e atividades realizadas no Centro Hospitalar de Leiria.
 
Numa outra iniciativa que liga as artes à luta contra o cancro, está a decorrer um leilão de obras oferecidas por três artistas leirienses. Uma fotografia que integrou a exposição “As Long As We Have Each Other”, que esteve patente nos Encontros de Fotografia de Braga em 2012, da autoria do músico David Fonseca; uma pintura de óleo sobre madeira intitulada “A Carta” da artista plástica Sílvia Patrício; e uma escultura em madeira de amieiro com patine policromada intitulada “Coração partido” do artista plástico Abílio Febra. Estas peças estarão em leilão até às 23h59 de dia 21 de fevereiro, e os interessados podem fazer a sua licitação através do e-mail leilao.reagir2018@jornaldeleiria.pt.
 
Todas as verbas angariadas nas iniciativas tem como objetivo a melhoria das condições de conforto, bem-estar e apoio técnico das instalações onde os doentes oncológicos são tratados, no Hospital de Dia de Oncologia do CHL. Os interessados poderão contribuir participando nas iniciativas agendadas, comprando o bilhete para o espetáculo ou adquirindo uma das peças a leitão, ou ainda depositando o seu donativo na conta solidária “CHL – Reagir” com o IBAN PT50 0007 0223 0028 3990 0096 1.

13 de fevereiro de 2018