Projeto para criação de espaços exteriores de lazer vence Orçamento Partilhado do CHL 2021

“Inspira, Expira e não Pira” pretende promover o bem-estar físico e mental dos profissionais


Os colaboradores do Centro Hospitalar de Leiria elegeram como vencedor da iniciativa “Nós também Participamos – Orçamento Partilhado do CHL 2021”, o projeto “Inspira, Expira e não Pira”, que visa a criação de espaços de lazer nos jardins dos três hospitais do centro hospitalar, para promover o bem-estar físico e mental dos profissionais, com a otimização dos seus momentos de pausa. A proposta mais votada na terceira edição desta iniciativa, pioneira nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, foi apresentada pela técnica superior Joana Correia, do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, e conquistou um total de 163 votos, depois de três semanas de campanha interna, em que estiveram a concurso nove ideias, a competir por uma verba de 20 mil euros disponibilizada pelo CHL, para a implementação do projeto vencedor. 
 
A proposta de Joana Correia tem como objetivo implementar uma zona de lazer em espaço exterior no Hospital de Santo André (HSA), no Hospital Distrital de Pombal (HDP) e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), através de estruturas com mobiliário urbano, que possibilitem aos profissionais fazer as suas pausas/refeições ao ar livre, em segurança, em locais arejados e relaxantes, onde seja permitida a socialização em segurança, quer em contexto pandémico, quer fora dele. A concretização deste projeto, cuja candidatura contou com o apoio de Cláudio Laureano, diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, e das enfermeiras Lídia Vieira e Ana Gouveia, está orçamentada em 17.083 euros e consiste em adquirir equipamento urbano a ser colocado nos jardins exteriores dos três hospitais, nomeadamente mesas com bancos. 
 
Na sessão interna de apresentação dos resultados do Orçamento Partilhado do CHL, a vencedora Joana Correia agradeceu a todos os que votaram na sua candidatura. «Acreditamos que será um projeto interessante e de utilização para todos os profissionais das três unidades hospitalares. Esperamos que seja concluído rapidamente e que possamos usufruir dele.»
 
Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, salientou a importância desta iniciativa e agradeceu a todos os candidatos desta edição. «É de registar a elevada participação face aos anos anteriores. Este é um bom exercício e espero que ele se multiplique e mantenha, e que apareçam muitas mais ideias. Fico contente com o projeto vencedor porque corresponde à maioria, mas principalmente porque é um projeto que é transversal a todo o centro hospitalar, e isso é de valorizar. Parabéns a todos!»
 
Além da proposta vencedora, no pódio dos projetos mais votados pelos profissionais do CHL, em segundo lugar, com 109 votos, ficou a candidatura “Requalificação da Sala de Emergência do Serviço de Urgência Geral do HSA”, apresentada pelo enfermeiro Hugo Duarte, que propunha a aquisição de equipamentos para a melhoria dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica; e em terceiro lugar, com 81 votos, o projeto "Minimização do stress associado ao procedimento cirúrgico em Pediatria”, da técnica superior Andreia Correia, que previa a dinamização de atividades lúdicas para crianças e pais, com recurso a um carro elétrico infantil para a viagem das crianças até ao Bloco Operatório e a tablets com jogos. Foram apresentados originalmente 12 projetos, e destes foram validados nove para votação.   
 
Entre a submissão de projetos, admissão, campanha e votação, a terceira edição da iniciativa do Orçamento Partilhado do CHL decorreu entre dezembro de 2020 e julho de 2021 e envolveu centenas de colaboradores. Ao todo, nos nove projetos a concurso, votaram 566 colaboradores, com 80% das votações a serem realizadas online, e as restantes 20% em formato presencial. 
 
O projeto “Nós também participamos – Orçamento partilhado do CHL” é o primeiro do género nos hospitais portugueses, e pretende dar voz aos colaboradores, incentivando-os a participar ativamente na tomada de decisões dentro da instituição, valorizando as suas ideias e contributos para a instituição. Permite ainda criar um importante brainstorming interno, colmatar lacunas e “tirar da gaveta” muitas ideias interessantes, com benefícios para profissionais e utentes. O projeto foi uma ideia do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem, de imediato apoiada pelo Conselho de Administração, que disponibilizou 20 mil euros mais IVA para a ideia mais votada pelos colaboradores. 


23 de julho de 2021.