Profissionais do Hospital de Ponta Delgada visitam HSA

Um grupo de profissionais do Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, visitou algumas estruturas do Hospital de Santo André com o objetivo de conhecer as práticas e procedimentos relativos à Acreditação em Qualidade pela Joint Commission International. Os profissionais destacados para esta visita avaliaram o impacto do processo de acreditação no HSA pela JCI, através da recolha e partilha de experiências que depois poderão aplicar na sua unidade hospitalar.
Durante esta reunião os profissionais açorianos conheceram os gabinetes da Qualidade, Gestão de Risco Clínico e Não Clínico, Serviço de Instalações e Equipamentos, Comissão de Controlo da Infeção Hospitalar, Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Saúde Ocupacional, e Educação e Formação, de forma a conhecer as suas estruturas e funcionamento, compatíveis com as exigências do processo. A visita ainda visa avaliar o modelo de relacionamento e metodologia com a JCI e saber quais as áreas de maior focalização do modelo da JCI.
Os Hospitais da Região Autónoma dos Açores já têm experiência com o Processo de Acreditação em Qualidade pelo Caspe Healthcare Knowledge System (CHKS), estando um dos Hospitais Acreditado desde 2007. Nesta fase a administração hospitalar dos Açores equaciona reiniciar o processo de Acreditação em Qualidade pela JCI, razão pela qual surgiu o interesse em visitar o HSA.
«Esta visita dos Hospitais dos Açores merece-nos o maior respeito e consideração, pois demonstra que o nosso trabalho é reconhecido e prestigiado a nível continental e nas ilhas», afirma Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL. «É com muito gosto que partilhamos com os colegas dos Açores os procedimentos e a experiência de acreditação da Joint Commission International, alcançada em julho de 2012, que nos permite a promoção de cuidados de saúde e serviços de qualidade aos utentes», acrescenta.
A JCI é uma agência de acreditação internacional, a mais reputada e, simultaneamente, a mais exigente mundialmente, no âmbito da acreditação de instituições de saúde. O processo de acreditação em qualidade do HSA foi liderado pela Comissão da Qualidade, com ganhos evidentes e de grande importância ao nível da segurança e da qualidade dos serviços prestados aos doentes.
As áreas abrangidas pela acreditação da JCI são “Acesso e continuidade dos cuidados”, “Direitos do doente e da família”, “Avaliação do doente”, “Cuidados prestados ao doente”, “Educação do doente e da família”, “Melhoria da qualidade e segurança do doente”, “Prevenção e controlo da infeção”, “Governação, chefias e direção”, “Gestão e segurança das instalações”, “Qualificações e formação do pessoal”, “Gestão da comunicação e da informação”, “Cuidados anestésicos e cirúrgicos” e “Gestão e utilização da medicação”.