Profissionais do HABLO dão dicas a crianças, pais e colaboradores para uma alimentação equilibrada

CHL comemora Dia Mundial da Diabetes com palestras de sensibilização
Uma equipa de profissionais do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, dinamiza palestras de sensibilização sobre a problemática da diabetes, que passa por dicas de como fazer uma alimentação equilibrada e saudável, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra a 14 de novembro. Dirigidas a crianças, pais e colaboradores, estas ações de prevenção para a saúde realizam-se na Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, ministradas pela enfermeira Ana Rosa da Consulta Externa do HABLO e com o apoio da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL.
 
«Queremos dar a conhecer a importância de uma alimentação equilibrada e orientar para escolhas mais saudáveis, e sensibilizar os funcionários e educadores da instituição, e os pais, para a diabetes, de forma a serem agentes ativos na manutenção de hábitos de vida saudável», salienta Isabel Costa, enfermeira-chefe no HABLO. «Este ano considerámos oportuno fazer uma campanha de sensibilização em meio escolar, com aposta na criação de hábitos de vida saudável, uma vez que a mudança de hábitos em adulto é extremamente difícil, nomeadamente junto da população já diabética», reforça. 
 
Na terça-feira, dia 14 de novembro, a sessão é dedicada aos colaboradores e educadores da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, e no dia 16 a equipa do HABLO fala para as crianças a partir dos seis anos que frequentam o ATL da instituição. No dia 17 de novembro, a palestra é dirigida aos pais das crianças.
 
Segundo o relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes de 2017, a prevalência total da diabetes é de 13,3%. Um estudo feito entre 2013 e 2014 realizado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil revela que 33% das crianças entre os dois e os 12 anos tem excesso de peso, das quais 16,8% são obesas. Portugal está entre os países da Europa com maior número de crianças afetadas por esta epidemia.

9 de novembro de 2017