Profissionais do CHLP e músicos da SAMP surpreendem com concerto de “Bisturis e Batutas”

A Consulta Externa do HSA foi o palco para um momento único
 
Médicos e enfermeiros do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal (CHLP) e músicos da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) foram os protagonistas do concerto “Bisturis e Batutas”, um momento único que surpreendeu as cerca de duas centenas de pessoas que fizeram da Consulta Externa do Hospital de Santo André uma sala de espetáculos original.

Este concerto foi realizado no âmbito da parceria entre o Centro Hospitalar Leiria-Pombal e a SAMP, e fez parte do III Encontro Internacional Saúde com Arte, organizado pela Sociedade a 29 e 30 de março. Os instrumentos com que se fez música variaram entre os tradicionais instrumentos musicais, e os utensílios médicos e cirúrgicos que encontramos nos blocos operatórios.

A cirurgia foi, aliás, o mote deste espetáculo, que em cenário teve uma mesa de operações com profissionais empenhados que salvavam uma vida, que era afinal um trompete “nascido” de uma mulher. Enquanto decorria a operação, ouviam-se interpretações dos músicos da SAMP, com violinos, pianos, voz, guitarras e instrumentos de sopro.

Outro momento único do concerto foi protagonizado por dois músicos da SAMP que deram som aos movimentos dos cirurgiões que apareciam num ecrã. Bisturis, tesouras e outros instrumentos ganharam vida, criando uma visão surpreendente das operações cirúrgicas.

Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Leiria-Pombal, mostrou-se satisfeito com a iniciativa «já que este foi um momento em que a medicina e a música de fundiram e deram um verdadeiro sentido à “Saúde com Arte”». «Ficámos muito felizes de receber tantas dezenas de pessoas para um concerto tão especial, e tenho a certeza que, à semelhança do que vem acontecendo com as iniciativas de terapia pela música, poderemos estar mais perto dos nossos utentes, criando um hospital acolhedor e feliz», salientou o responsável.
 
Os sorrisos eram comuns no final do concerto “Batutas e Bisturis”, uma iniciativa da SAMP em parceria com o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, que desenvolvem em conjunto o projeto “Saúde com Arte”, que incluiu sessões de terapia pela música na Pediatria e nos internamentos de doentes agudos e doentes crónicos do Serviço de Psiquiatria.
 
 
Leiria, 2 de abril de 2012