Profissionais debatem áreas multidisciplinares da prática clínica nas Jornadas dos Internos do CHL

Terceira edição das JoIN aposta no mote "A formação é o caminho"
Os médicos internos do Centro Hospitalar de Leiria organizam nos próximos dias 20 e 21 de outubro a terceira edição das suas jornadas - JoIN, com a temática “A formação é o caminho”. O auditório do Hospital de Santo André acolhe cerca de 100 jovens profissionais, muitos dos quais oriundos de outras cidades do País, para debater diferentes áreas da prática clínica.
 
«Na terceira edição do nosso encontro definimos um programa multidisciplinar, que abrange várias áreas de especialidade da prática clínica, para colmatarmos algumas necessidades de conhecimento», destaca Pedro Tavares, médico interno do CHL e membro da comissão organizadora das JoIN. «As jornadas são um excelente momento de formação para os profissionais participantes, além do convívio com outros colegas que permite a partilha de conhecimentos e de práticas».
 
Na quinta-feira, dia 20 de outubro, estão programados cinco workshops que abordam os temas de psicofarmacologia prática, dermatologia clínica, noções práticas de acupuntura médica, bem como estão disponíveis os cursos de eletrocardiografia e casos clínicos de cardiologia, e de abordagem prática ao pé diabético. A sessão de abertura das JoIN inicia-se às 16h30, e para as 17h00 está marcada uma palestra sobre as questões práticas da hipocoagulação. O primeiro dia de trabalhos termina com uma apresentação sobre o que se faz na área da investigação realizada no CHL. 
 
“A patologia do sono” e “Como dar más notícias” são os dois painéis que abrem as jornadas no dia 21 de outubro. Os participantes podem ainda assistir às apresentações sobre as novas abordagens terapêuticas para a colite pseudomembranosa provocada pelo clostridium difficile (bacilo comensal e inofensivo do trato gastrointestinal nos indivíduos saudáveis), e a importância da radiologia convencional nos tempos actuais
 
O programa da tarde de sexta-feira integra o tema “Novos fármacos na terapêutica da diabetes”, e prossegue com uma sessão dedicada à nutrição clínica, nas suas diversas vertentes da criança, do doente agudo e da suplementação alimentar no desporto. A reunião científica dos internos do CHL encerra com as sessões dedicadas à “Inovação terapêutica na angina de peito estável” e à “Disfunção sexual”.
 
Amália Pereira, diretora do internato médico do CHL realça que «é um orgulho ver este fervilhar dos nossos jovens médicos que se juntam anualmente para organizarem estas jornadas. Eles têm a responsabilidade de definir as temáticas, que devem ser formativas e interessantes, o trazerem especialistas em áreas específicas do conhecimento e da ciência, esta troca de experiências entre os jovens e os seniores, e ainda desenvolver algumas técnicas e práticas através dos workshops. No fundo este conhecimento que os ira ajudar a percorrer o caminho do seu dia-a-dia na prática clinica».

Leiria, 13 de outubro de 2016