Profissionais de Oftalmologia tratam do "olhar" dos seus utentes

Os profissionais do Serviço de Oftalmologia tratam o “olhar” dos seus doentes. Com dedicação, empenho e qualidade, procuram, dia-a-dia, atender da melhor forma os utentes que vêm, maioritariamente do distrito de Leiria. Sendo a formação de médicos oftalmologistas uma componente importante do serviço, que permite ter disponível para os utentes as melhores e mais inovadoras técnicas, procedimentos, etc., cinco médicos internos em formação de Oftalmologia reforçam, atualmente, a equipa médica. Eles contribuem para o dinamismo do serviço, quer na realização de reuniões semanais com componente formativa, quer na apresentação de diversos trabalhos, a nível nacional e internacional, em congressos, cursos e reuniões oftalmológicas.
A investigação é também uma componente importante deste serviço, no sentido de ultrapassar barreiras e melhorar o conhecimento do globo ocular, da sua patologia e tratamento disponível. Neste sentido, vários estudos clínicos estão a ser realizados de momento no Serviço de Oftalmologia, quer de carácter interno, quer de carácter internacional, englobados em protocolos específicos de atuação, e sempre com o consentimento informado de cada um dos doentes.
O serviço é constituído por 18 profissionais de saúde, entre técnicos de Ortóptica e médicos oftalmologistas, estando a direção a cargo de João Paulo Castro de Sousa. A atividade do serviço divide-se entre consultas (gerais e de subespecialidade); atividade cirúrgica, realizada maioritariamente em regime de ambulatório; internamento, e exames complementares de diagnóstico. Abrange várias áreas de atuação: cirurgia implanto-refrativa, cirurgia de vítreo-retina, glaucoma, retina médica, laser, estrabismo, neuroftalmologia, uveítes e inflamação ocular, oftalmologia pediátrica, óculo-plástica e contactologia.

Serviço de Oftalmologia convoca utentes para Rastreio de Retinopatia Diabética
A saúde visual do doente é a prioridade de todos os profissionais, motivo pelo qual está implementado um programa de rastreio de retinopatia diabética, na área de atuação do hospital. Os utentes são convocados para realização de exames complementares de diagnóstico e posteriormente orientados, após análise individual do caso clínico, pelos médicos oftalmologistas.