Perturbações do sono têm destaque nas Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha

Patologias e perturbações do sono afetam o quotidiano e a qualidade de vida

As perturbações e patologia do sono serão o tema das XX Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha, que decorrem dias 29 e 30 no Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP). As Jornadas com o tema “Consensos sobre diagnóstico e tratamento das perturbações e patologia do sono” reúnem especialistas de todo o País e além-fronteiras, para perceber o ritmo e padrões de sono nas crianças e adolescentes, quais as patologias e perturbações que os afectam, e as melhores formas de lidar com esses distúrbios, que perturbam o quotidiano e a qualidade de vida.

Bilhota Xavier, Diretor do Serviço de Pediatria do CHLP, refere que «este é um tema muito atual, especialmente porque uma grande percentagem de crianças e jovens sofre de perturbações de sono, por diversas causas, que podem afetar muito a sua qualidade de vida e a dos seus familiares, e aos quais precisamos de dar resposta, para que possam ter um sono de qualidade, que lhes permita ter um crescimento e desenvolvimento normais». É por isso «muito importante ter presente as questões relativas às perturbações do sono na Pediatria».

O sono é essencial e desempenha importantes funções; trata-se de um processo multifuncional, durante o qual o cérebro interage com o restante organismo. Além da função restauradora e reparadora, o sono é muito importante na aprendizagem e consolidação de conhecimentos, especialmente no bebé e na criança, além de ter influência na regulação do apetite e do peso, na produção de hormonas, no sistema imunológico, e na reparação de tecidos. A privação ou perturbação do sono provoca sonolência e fadiga, dificuldades no desempenho, falhas de memória, confusão e ansiedade, e muitas vezes, e paradoxalmente torna as crianças mais inquietas e desatentas, levando ao diagnóstico incorreto de Hiperatividade e Défice de Atenção, com medicação desnecessária com estimulantes do Sistema Nervoso Central, como por exemplo a Ritalina. Se de forma contínua, pode causar depressão e outras complicações graves de saúde.

A manhã do primeiro dia das Jornadas será dedicada aos padrões do sono do bebé e do adolescente, e aos ritmos do sono, normais e patológicos, sendo que, à tarde, serão discutidas as perturbações respiratórias do sono, o recurso ao estudo poligráfico do sono para esclarecimento diagnóstico, e a ventilação não invasiva. O segundo dia começa com um debate sobre o papel do profissional de saúde nas perturbações do sono em idade pediátrica, seguindo-se a discussão acerca da terapêutica a aplicar nos transtornos do sono, comportamental ou farmacológica, e uma exposição sobre a influência do sono no rendimento escolar.

Nessa tarde estarão ainda em destaque as parassónias e a insónia na criança e no adolescente, e, a partir das 16h15, haverá lugar para uma exposição sobre os novos conhecimentos sobre sono pediátrico e para a conferência “Sono – o acordar perante a realidade”.

As XX Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha reúnem nos painéis “Os maiores especialistas do sono portugueses, pertencentes a diferentes instituições, CHLP, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, do Centro Hospitalar Lisboa Norte, da Associação Portuguesa do Sono, do Hospital de Santa Maria, do Centro Hospitalar Oeste Norte, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, do Centro Hospitalar de S. João, Centro Hospitalar do Porto, e do Centro do Sono da Faculdade de Medicina de Lisboa. e um dos maiores especialistas mundiais, o Dr. Gonzalo Pin Arboledas da Unidad del Sueño de Valencia (Espanha).

As Jornadas são uma organização do Serviço de Pediatria do Hospital de Santo André, sendo a comissão organizadora do evento presidida por Bilhota Xavier e por Filomena Rebelo, do Centro Hospitalar do Oeste.