Pediatria do HSA recebe 1.400 livros para as crianças internadas no Serviço

Oferta da editora Gradiva

O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP) recebeu da Editora Gradiva parte de um total de 1.400 livros, gesto que permitirá ao Serviço aumentar de forma significativa a sua biblioteca, com livros para as várias idades, disponíveis para as crianças e jovens durante o internamento, que na altura da alta do Serviço, levarão consigo para casa.

Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria, congratula-se com esta oferta e refere que «tornará os dias que os nossos utentes aqui passam mais alegres, pois permitirá, distraí-los e, simultaneamente, estimular hábitos de leitura, que queremos perdurem no seu regresso a casa com a oferta do livro que estiveram a ler». Este responsável diz ainda que «este tipo de iniciativa é sempre importante porque permite-nos criar um ambiente ainda melhor na Pediatria, que é um espaço no Hospital com um ambiente muito próprio, que se quer calmo e acolhedor mas também estimulante».

Guilherme Valente, editor e proprietário da Editora Gradiva, refere que «o que queremos com a oferta destes livros é contribuir de alguma forma para a recuperação das crianças do Serviço de Pediatria, assim como incutir e promover o prazer da leitura, estimular a imaginação e criar competências».

O Serviço de Pediatria presta cuidados de saúde diferenciados às cerca de 73.000 crianças e adolescentes que residem na área de influência do CHLP, e tem capacidade para o internamento de cinco crianças na Unidade de Internamento de Curta Duração (Urgência Pediátrica), 26 na Enfermaria, 16 na UCEP e 49 no Berçário. É composto por 15 pediatras, dois pedopsiquiatras, 55 enfermeiros, dois psicólogos, um neuropediatra (através do protocolo com o Centro Hospitalar de Coimbra), cinco docentes colaboradores externos do serviço, 22 assistentes operacionais e uma assistente técnica.


Leiria, 9 de maio de 2012