Patologias do aparelho digestivo juntam gastrenterologistas e médicos de família

I Jornadas de Gastrenterologia do CHL reúnem uma centena de especialistas dia 9 de fevereiro
As I Jornadas de Gastrenterologia de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria decorrem a partir das 9h00 na próxima sexta-feira, 9 de fevereiro, e pretendem debater algumas das patologias mais comuns do aparelho digestivo com os médicos especialistas em medicina geral e familiar. Cada painel dedicado a uma patologia reúne um médico de família e um gastrenterologista, que debatem e apresentam os seus desafios. O encontro, organizado pelo Serviço de Gastrenterologia do CHL, realiza-se no Hotel Villa Batalha, na Batalha, e prevê reunir mais de uma centena de clínicos, para falar de síndrome do intestino irritável, doença de refluxo gastroesofágico, pólipos do cólon, entre outros.
 
Helena Vasconcelos, diretora do Serviço de Gastrenterologia do CHL, destaca «a absoluta pertinência de fortalecer os laços entre os profissionais dos cuidados de primeira linha, os médicos de família, o médico assistente, e os profissionais dos hospitais. É preciso fortalecer a resposta aos utentes, especialmente na vigilância destas doenças, com uma prevalência considerável, e muitas delas diretamente ligadas ao estilo de vida, pelo que é também fundamental unir esforços e investir em simultâneo na sensibilização das pessoas para a importância de adotarem uma alimentação saudável, por exemplo».
 
A primeira mesa inicia-se às 9h00 dedicada à doença de refluxo gastroesofágico, seguindo-se o painel dedicado à gastrite crónica e à bactéria helicobacter pylori. Depois do coffee break, e a partir das 11h00, fala-se da técnica de gastrostomia endoscópica percutânea, da obstipação funcional e da síndrome do intestino irritável, e da comunicação Médico-Doente com recurso a imagem. Às 14h00 é abordada a preparação intestinal para a colonoscopia, a vigilância necessária em caso de diagnóstico de  pólipos do cólon, e sobre a doença hemorroidária e fissura anal. Depois das 16h00 destacam-se as lesões hepáticas, e o papel dos médicos de medicina geral e familiar na vigilância dos doentes com Doença Infamatória do Intestino.
 
As jornadas contam com a presença de profissionais de saúde de diversas unidades de saúde familiar e hospitais da zona Centro.

5 de fevereiro de 2018