Pai Natal visita doentes internados no CHL para levar presentes e esperança

Associação Dimitri Francisco dinamizou iniciativa
O Centro Hospitalar de Leiria recebeu o Pai Natal no dia 25 de dezembro para uma visita recheada de surpresas para crianças e idosos internados no Hospital de Santo André, em Leiria, e no Hospital Distrital de Pombal. A iniciativa foi da Associação Dimitri Francisco, criada por um grupo de emigrantes portugueses residentes em França, que, ao longo dos anos, realizam estas e muitas outras ações de homenagem e ajuda em diversas instituições, em Portugal e em França, e que convida o Pai Natal a visitar o CHL pelo terceiro ano consecutivo.
 
Valdemar Francisco, Gilberto Francisco e Michäel António são os representantes da Associação, naturais da região de Leiria, e acompanharam o Pai Natal nesta visita que foi acolhida por profissionais e utentes, e levou no trenó presentes e alegria, como manda a tradição.
 
Com uma história pessoal e familiar que o obrigou a passar muito tempo em hospitais, Gilberto Francisco encontrou forma de minimizar o estigma dos hospitais e da doença, visitando regularmente estas instituições, num ritual que se repete há mais de três décadas.
 
A visita teve lugar no Dia de Natal, dia 25 de dezembro, e teve início no Hospital de Santo André, onde passou pelos serviços de Cirurgia I e II, Ortopedia I e II, e pelos serviços de Urgência Geral e Urgência Pediátrica, e no Hospital Distrital de Pombal, visitando os Serviços de Medicina. As crianças e jovens da Pediatria foram desafiados a escrever uma carta ao Pai Natal com o seu desejo.
 
A Associação Dimitri Francisco, que atualmente conta com 40 voluntários, pretende chegar a todos os hospitais pediátricos portugueses. Além do projeto desenvolvido durante a época natalícia, a associação apoia crianças com necessidades especiais e patrocina alguns projetos em hospitais pediátricos nacionais.

26 de dezembro de 2019.