Novo ginásio do CHL abriu portas aos colaboradores

Projeto de bem-estar no trabalho foi o vencedor do Orçamento Partilhado

O novo ginásio do Centro Hospitalar de Leiria, o projeto vencedor do Orçamento Partilhado, abriu no dia 1 de outubro, as suas portas aos colaboradores para as primeiras aulas. O Orçamento Partilhado é uma iniciativa pioneira nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, e elegeu este projeto que visa «promover o bem-estar dos colaboradores do CHL, incidindo na importância da atividade física, alinhada com as orientações da Organização Mundial de Saúde, o fundamento do Movimento 2020 e as recomendações da União Europeia para a atividade física».
 
Como explica Andreia Sousa, presidente da Comissão de Humanização do CHL e dinamizadora do projeto vencedor, refere que «esta será uma forma de facilitar e incentivar a atividade física, promover a saúde, e rentabilizar as pausas ou o horário pós-laboral, dos 2.000 profissionais que diariamente cuidam da saúde de mais de 400 mil pessoas, e muitos estão dias e noites inteiras no hospital, com horários por turnos. Temos de cuidar de quem cuida de nós». «Além disso estamos a usar um espaço que já existia», explica, salientando que «temos a certeza que este projeto fará a diferença no quotidiano dos profissionais, e isso com certeza refletir-se-á no cuidado aos utentes, o que tornará esta uma “casa” ainda mais humanizada».
 
O novo ginásio tem aulas previstas de segunda a sexta-feira, nas modalidades de Body Combat, Ginástica Localizada, Body Balance, Zumba e Pilates, e ainda horário para prática livre de exercício (aulas virtuais, bicicleta e passadeira). A primeira semana será livre de inscrição com aulas experimentais, e estão já pré-inscritos 260 profissionais.
 
O projeto “Nós também participamos – Orçamento partilhado do CHL” é o primeiro do género nos hospitais portugueses, e pretende dar voz aos colaboradores, incentivando-os a participar ativamente na tomada de decisões dentro da instituição, valorizando as suas ideias e contributos para a instituição. Permite ainda criar um importante brainstorming interno, colmatar lacunas e “tirar da gaveta” muitas ideias interessantes, com benefícios para profissionais e utentes.
 
O projeto foi uma ideia do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem, de imediato apoiada pelo Conselho de Administração, que disponibilizou 20 mil euros mais IVA para a ideia mais votada pelos colaboradores. A campanha foi intensa e dinâmica, e votaram cerca de 500 colaboradores ao longo de uma semana.

3 de outubro de 2018