Música e dança celebram novas pinturas que decoram a Consulta Externa de Pediatria do HSA

Apresentação da nova decoração do serviço antecipou Dia Mundial da Criança 
 
Foi com um ambiente colorido, envolto em música e dança, a fazer lembrar os contos de fadas dos livros infantis, que o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP) deu a conhecer as novas pinturas que agora decoram as paredes da sua Consulta Externa, Numa linguagem bem conhecida dos mais pequenos, os músicos da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), “emolduraram” as pinturas elaboradas pelo Coletivo a9)))), associação artística de Leiria, na passada sexta-feira, dia 31 de maio, animando miúdos e graúdos numa antecipação do Dia Mundial da Criança.

Recorrendo apenas a onomatopeias, numa espécie de linguagem mágica, os artistas da SAMP criaram um “diálogo sem palavras”, num teatrinho que convidava os mais pequenos a viajar num mundo encantado onde reina a música e a dança. A viagem começou pelo Oriente, com uma guia de olhos amendoados que, com palavras de um dialeto longínquo, mas de suavidade hipnotizante, rapidamente transportou meninos e meninas para o Império do Meio.

De repente, como que saída de uma das coloridas pinturas que agora decoram a Consulta Externa de Pediatria do HSA, eis que surge uma bailarina rodopiando em pontas pela sala, perante os olhos brilhantes e os sorrisos dos pequenitos que, por esta altura, se devem ter esquecido como é “chato” estar doente. Entretanto, recorrendo a um jambé, que facilmente se confundiria com um objeto decorativo de arte moderna, alguém começa a cantar a canção da “Oliveirinha da Serra…” com uma pronúncia espanhola, que de pronúncia passa a um castelhano perfeito, de ritmo rápido, que depressa convida a agitar as pequenas maracas distribuídas por muitos dos que por ali estavam, e que de foram “promovidos” a percussionistas.   

Após o espetáculo protagonizado pelos músicos da SAMP, Bilhota Xavier,diretor do Serviço de Pediatria do CHLP, explicou aos presentes que «antecipámos o Dia Mundial da Criança e aproveitámos para apresentar as novas pinturas da Consulta Externa de Pediatria, que pretendem tornar este ambiente mais amigável e propício para as crianças». A apresentação da nova decoração contou com a presença de Sofia Rino, representante do Coletivo a9)))), e de Nuno Gaivoto, coautor das pinturas com João Santos, que «trouxeram a arte ao nosso espaço através da pintura» refere Bilhota Xavier, «essencial para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, a sua imaginação e a sua fantasia».

Por sua vez, Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHLP, agradeceu o contributo da SAMP, que «já faz parte desta grande família, e proporcionou mais um momento de enorme beleza e originalidade que, juntamente com a nova decoração, revelam mais um sinal da humanização que pauta o nosso trabalho». O presidente do Conselho de Administração do CHLP referiu ainda que «queremos que as nossas crianças possam, não só disfrutar do nosso serviço, mas também ter um ambiente que permita amenizar a dor e a sua doença», até porque «no CHLP, o Dia Mundial da Criança é todos os dias».

Leiria, 3 de junho de 2013