“Neste Hospital somos uma verdadeira equipa, trabalhadora, empenhada e comprometida”

Helder Roque agradeceu a todos os colaboradores no aniversário da acreditação pela JCI
 

“Neste Hospital somos uma verdadeira equipa, trabalhadora, empenhada e comprometida”, salientou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), no agradecimento que deixou aos colaboradores do Hospital de Santo André na cerimónia que assinalou o primeiro aniversário da acreditação pela Joint Commission International, a 10 de julho.

Esta sessão, que contou com a presença de Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do CHLP e presidente da Comissão da Qualidade deste Centro Hospitalar, e de Alexandre Dinis, responsável pelo Departamento da Qualidade na Saúde da Direção Geral de Saúde, lançou um olhar sobre o trabalho de adequação aos critérios da JCI, e a um ano de Acreditação e de evolução de práticas e processos.

Nesta cerimónia, Bilhota Xavier salientou o trabalho desenvolvido por todos os profissionais do HSA, salientando que «a grande maioria das situações alvo de melhoria estão já interiorizadas por todos, e são procedimentos que fazem parte do dia a dia desta casa e destas pessoas». «Temos um grupo de pessoas muito motivado que quer fazer sempre mais e melhor, e foi até já possível formar um grupo de auditores internos que estão a trabalhar em Leiria e no Hospital Distrital de Pombal, onde este processo já foi também iniciado», explicou.

Na sua intervenção, Alexandre Dinis salientou que o processo de acreditação implica um grande esforço, quer na obtenção do selo de acreditação, quer depois na manutenção desta chancela da JCI. No entanto, refere, os custos da não qualidade são muito superiores aos da qualidade. «O objetivo é conseguir um sistema de saúde centrado no doente, acessível, equitativo, eficiente, eficaz, seguro, ou seja, um sistema de saúde de qualidade», explicou.

«A qualidade deve, acima de tudo, sentir-se», realçou Alexandre Dinis, explicando que «quando entramos num hospital essa qualidade sente-se e vê-se, e deve ser objetivada nas práticas do dia a dia, confirmada por quem avalia e deve ser reconhecida pelos utentes e pelas comunidades». E, quando falamos em qualidade, referiu, «estamos a falar de objetivos muito claros: melhoria da qualidade organizacional, melhoria da qualidade clínica, melhoria da segurança, reconhecimento público e internacionalização da saúde». «A acreditação é hoje fundamental para qualquer unidade de saúde, já que os utentes são cada vez mais exigentes, mais informados e, acima de tudo, são cidadãos de todo o mundo».

Helder Roque relevou o papel de todos os colaboradores envolvidos neste processo, advertindo, no entanto, para a necessidade de continuar a ser necessário o empenho de todos, para garantir que «mantemos e fazemos jus a este selo dourado que agora é nosso». «A adesão e dedicação de todos os profissionais às novas práticas foi inexcedível, e é o resultado desse empenho que celebramos no dia 10 de julho», explica. «Com este percurso, a região conta hoje com um hospital mais seguro, mais humano, e mais próximo da comunidade e dos seus profissionais» atesta.

O processo de acreditação do HSA concretizou-se em inúmeras ações, como por exemplo um grande investimento ao nível da renovação da estrutura física do edifício, na mudança de cultura dos profissionais no sentido de adotar as melhores práticas, seguir as orientações clínicas mais atuais, gerir adequadamente os recursos, e avaliar continuamente a eficácia do desempenho da organização, quer a nível global, quer a nível da satisfação dos profissionais e dos utentes e familiares – isto num contexto complexo de prestação de cuidados de saúde cada vez mais exigente, quer a nível da técnica quer ao nível da necessidade de utilização racional dos recursos disponíveis.


Leiria, 12 de julho de 2013