«Temos que apostar na qualidade, e eu hoje vi qualidade aqui em Leiria»

José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos, visitou o HSA
 
«Temos que apostar na qualidade, e eu hoje vi qualidade aqui em Leiria», disse hoje José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, na visita ao Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), que decorreu hoje, segunda-feira, dia 25 de junho. O Bastonário visitou vários serviços deste Hospital, e salientou que é um exemplo de como, «com esforço e dedicação dos profissionais, se pode fazer mais», ainda que, admitiu, «continue a atravessar grandes dificuldades, que causam grandes prejuízos à instituição, nomeadamente com a falta de recursos humanos».

José Manuel Silva salientou que é fundamental que a capacidade de recuperar estruturalmente o hospital, «que aconteceu no HSA graças à sua capacidade de investimento, seja acompanhada da disponibilização de recursos humanos capazes de responder às necessidades dos utentes». «Os doentes existem e vão continuar a existir, por isso é necessário que as medidas governamentais vão no sentido de dotar as instituições de Saúde de profissionais, principalmente aquelas que mais sofrem com as crescentes assimetrias», explicou.

Ainda neste âmbito, referindo-se às dificuldades em contratar médicos e enfermeiros, o Bastonário exemplificou com os pedidos que o Centro Hospitalar Leiria-Pombal apresentou já à Tutela para a contratação de médicos, em regime de contrato individual de trabalho, e que continuam sem qualquer resposta.

Helder Roque, presidente do Conselho de Administração (CA) do CHLP, recebeu o bastonário para uma reunião de trabalho, a que se seguiu uma visita por alguns dos serviços do HSA. «Embora tenha sido uma visita curta, mostrámos o nosso hospital, como se trabalha e que condições temos», explicou Helder Roque, «e o Senhor Bastonário teve a oportunidade de ver um hospital estruturalmente moderno, ao serviço dos seus utentes, acolhedor e humanizado, de perceber como temos uma equipa unida e empenhada, e que somos um hospital sustentado, com uma gestão rigorosa e partilhada».

José Manuel Silva mostrou, na visita que efetuou aos serviços, a sua preocupação no que respeita à concentração de hospitais e serviços, que resultará certamente na redução de camas de internamento. «A OCDE recomenda 4,8 camas por mil habitantes, e nós em Portugal temos 3,3 camas por mil habitantes, sendo que a Alemanha tem oito», refere, acrescentando que «reduzindo serviços, estaremos a piorar significativamente a situação».

A visita foi acompanhada pelos representantes das estruturas do centro e de Leiria da Ordem dos Médicos, nomeadamente por Fernando Gomes, presidente do Conselho Regional do Centro, e Ana Barros, presidente do Conselho Distrital de Leiria. No final da sessão solene, o Bastonário almoçou com os membros do CA e com os profissionais da instituição no refeitório do HSA.

Leiria, 25 de junho de 2012