«Temos em Leiria uma instituição que nos coloca ao nível dos melhores cuidados de saúde»

Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, no Dia do HSA

«Temos em Leiria uma instituição que nos coloca ao nível dos melhores cuidados de saúde», afirmou Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, na sua intervenção que encerrou a cerimónia do Dia do Hospital de Santo André (HSA), esta sexta-feira, dia 22 de abril. No 21.º aniversário da instituição, foram homenageados os colaboradores que completaram 25 anos de serviço e aqueles que se aposentaram no último ano.

Gonçalo Lopes salientou igualmente a humanização e afeto com que a equipa do HSA cuida dos seus utentes, afirmando que este esforço «deve ser reconhecido com mais meios, nomeadamente financeiros e humanos», terminando com a confiança de que «Leiria se encontra em boas mãos».

Inês Carlos, diretora do Serviço de Planeamento e Informação para a Gestão, Centro Hospitalar de Leiria (CHL), foi a convidada para proferir a conferência solene neste aniversário, e contou a todos os presentes a sua experiência no CHL ao longo de oito anos. Inês Carlos ingressou no HSA aquando da criação das Áreas de Gestão Intermédia, acompanhando a atividade dos serviços prestadores de cuidados, apoiando os diretores na gestão, e definindo em conjunto as metas a atingir e a sua evolução, abrangendo posteriormente a área orçamental e de planeamento estratégico.

Em 2014 Inês Carlos assumiria a direção do serviço, e viria a integrar outros grupos funcionais da instituição, como a Qualidade ou o Gabinete de Comunicação. «Se me perguntarem se gosto de trabalhar no CHL, a minha resposta é sim, sem dúvida. Porque gosto do meu trabalho sim, mas porque gosto das pessoas que aqui trabalham», afirmou.

Helder Roque, presidente do Conselho de Administração, fez questão de em todo o seu discurso reconhecer o trabalho dos colaboradores do CHL, que «são profissionais que o que verdadeiramente valorizam é o que podem fazer pela saúde pública e pelos cidadãos, o que podem fazer pela instituição que servem e pelos pacientes a que se dedicam». «O fazer bem, o melhorar cada vez mais, a obsessão pela qualidade e pelo bem-estar dos doentes, são a motivação dos profissionais do CHL, que todos os dias vão mais além do que seria o seu dever», realçou.

«O CHL deu um salto muito expressivo em todos os pontos de vista, quer assistencial quer infraestrutural, mas também em termos de organização e funcionamento, com reflexos evidentes na qualidade dos serviços prestados», recordou o presidente do Conselho de Administração, acrescentando que «foram inúmeras e significativas as mudanças que fazem deste um dos mais dinâmicos centros hospitalares do país».

Helder Roque sublinhou que «o CHL tem tido um percurso notável, que incluiu, como é sabido, a integração recente das duas unidades, Pombal e Alcobaça, que se juntaram ao HSA, num percurso complexo que exigiu dos nossos profissionais grande empenho e compromisso e um desempenho de grande qualidade», mas, explicou, «para conseguirmos tudo isto, contribuiu a definição clara do projeto estratégico do CHL, uma gestão rigorosa, a mobilização contínua dos colaboradores e um grande investimento na transparência, proximidade e partilha de informação».

Dirigindo-se aos colaboradores, Helder Roque alertou que, «apesar de toda a vasta obra que conjuntamente construímos, da qual nos orgulhamos, com a qual conquistámos respeito e estatuto, com a qual devolvemos orgulho a Leiria por dispor de uma instituição de saúde reconhecida e prestigiada, e isto é uma evidência e os factos bem o demonstram, está longe de estar esgotada a capacidade de crescimento do Centro Hospitalar, assim como ao mesmo tempo temos tentado criar as melhores condições para todos aqueles que aqui trabalham, para aqueles que queiram fixar-se e aqui trabalhar, comungando do nosso entusiasmo». «Não receamos e estamos determinados a dar o nosso melhor naquilo em que acreditamos. E vamos conseguir isso com os nossos colaboradores, como sempre o fizemos», garantiu.

A cerimónia começou com um momento musical protagonizado pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos, e contou ainda com as intervenções de José Manuel Santos, em representação da Liga dos Amigos do Hospital de Santo André, que agradeceu o apoio e colaboração de todos os profissionais desta Instituição. Este ano foram homenageados 45 colaboradores que completaram 25 anos de serviço, e ainda cinco colaboradores que se aposentaram no último ano.

Fotogaleria disponível aqui.

Leiria, 26 de abril de 2016