«Reconhecemos a dedicação, empenho e qualidade dos nossos colaboradores»

Helder Roque, no Dia do Hospital de Santo André
 
«É-me fácil, tal é a evidência, reconhecer a dedicação, o empenho e a qualidade do trabalho dos nossos colaboradores, que têm sido o motor do desenvolvimento da nossa instituição», disse dia 29 de abril Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar Leiria-Pombal, nas comemorações do Dia do Hospital. O evento pretendeu homenagear os colaboradores do HSA que comemoram os seus 25 anos ao serviço do Hospital e aqueles que se reformaram ao longo de 2011.

No sétimo aniversário do Dia do HSA, que tem o objetivo de celebrar a instituição, o trabalho dedicado dos seus profissionais e o seu reconhecimento junto da população que serve, 43 colaboradores foram homenageados por colegas e personalidades da região. Helder Roque salientou o contributo que o trabalho diário dos colaboradores do HSA têm para a afirmação do Hospital, referindo que «somos uma instituição de saúde que gradualmente tem vindo, com mérito próprio, a afirmar-se como insubstituível unidade de cuidados hospitalares de referência da nossa região», e por isso vamos «reforçando junto da comunidade a nossa credibilidade e confiança».

O responsável recordou alguns exemplos dessa imagem fortalecida, que é «testemunha do que fazemos», como o Prémio Saúde Sustentável, iniciativa do Jornal de Negócios e da Sanofi que distingue entidades que se destacam por promover e implementar princípios e ações de sustentabilidade com impacto tangível na saúde, e que foi entregue pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, na passado dia 12 de abril.
«Estes reconhecimentos», disse Helder Roque, «são reflexo da excelência e qualidade dos nossos serviços e dos nossos profissionais, e são o reflexo da satisfação dos nossos utentes, e é isso que realmente importa». Helder Roque defende que isso acontece porque «todos os nossos colaboradores se realizam no serviço que prestam aos cidadãos», mas, acrescenta, «temos de continuar motivados e empenhados, manter o entusiasmo e colocar todo este nosso potencial ao serviço da nossa instituição e ao serviço dos nossos cidadãos, temos que nos manter continuadamente insatisfeitos com o que temos vindo a conseguir, para sermos cada vez melhores».
«Só assim é que temos podido crescer e responder às necessidades da nossa comunidade, proponho respostas concretas para problemas concretos, e ao mesmo tempo, tendo uma visão de futuro, estabelecendo prioridades na vocação da nossa instituição e traçando um rumo. E tem sido assim, com o envolvimento de todos, que conseguimos criar um hospital mais eficaz e com qualidade, mais humano e seguro. Um hospital das pessoas, onde as pessoas estão primeiro». Assim, reconhecer a excelência e dedicação é consequência lógica. «Neste Dia do Hospital é reconfortante distinguir os colaboradores, reconhecendo todo um modo de vida ao serviço do seu hospital, do qual queremos que continuem a ser parte integrante», defendeu Helder Roque.

António Almeida, enfermeiro supervisor do HSA, proferiu a conferência solene, e realçou o seu «orgulho em trabalhar nesta instituição, que tem vindo a desenvolver-se na sua diferenciação técnica, aperfeiçoando as boas práticas, prestando cuidados de saúde de qualidade, e ganhando por isso a confiança e a respeitabilidade das comunidades que serve, indo ao encontro das suas expectativas, e sendo assim um hospital de referência não só a nível regional, mas também a nível nacional», «isto é o reflexo do trabalho de todos os colaboradores desta instituição».

António Almeida destaca ainda que a excelência é alcançada por todos, é «um processo colaborativo», mas, questiona, «o que falta?». «Somos bons profissionais, damos primazia às boas práticas, temos uma prática consistente no dia-a-dia, mas falta-nos evidenciá-lo! Somente isso, dar a conhecer à comunidade a qualidade dos nossos serviços, dos nossos profissionais».
Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, felicitou o HSA pelo exemplo de serviço público, nos cuidados de saúde de qualidade aliados a uma gestão rigorosa, que lhe garantem ser «distinguido amiúde, sendo motivo de orgulho para todos nós». Valorizando o serviço eficiente e o profissionalismo dos colaboradores do HSA, Raul Castro rematou citando Albert Einstein: «há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atómica: a vontade».

José Manuel Tereso, presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Centro, felicitou esta «hora de apreço pelo esforço e dedicação profissionais» e abordou a reorganização hospitalar, feita há cerca de um ano, referindo que esta é pensada para prestar melhores cuidados aos cidadãos. Tereso referiu ainda dois desafios de todos os hospitais e profissionais de saúde, que é aproximar os médicos e os enfermeiros dos centros de saúde e dos profissionais nos cuidados diferenciados, e trabalhar para que os profissionais de saúde se adaptem às necessidades dos cidadãos no que toda ao esclarecimento e informação.

O Dia do Hospital de Santo André juntou dezenas de profissionais e representantes de entidades oficiais, numa homenagem aos colaboradores do HSA com 25 anos de casa, e aos que no último ano se reformaram, celebrando assim todo um percurso de vida e de dedicação no cuidado ao próximo.

Leiria, 30 de abril de 2012