«Os profissionais de excelência ajudam a minimizar as dificuldades que são impostas ao CHL»

Empenho e dedicação dos profissionais do HDP reconhecidos no Dia do Hospital

No 52.º aniversário do Hospital Distrital de Pombal, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, e na quinta cerimónia do Dia do HDP, Licínio de Carvalho, vogal executivo do Conselho de Administração do CHL considerou que é a excelência dos profissionais da casa que ajuda a minimizar e colmatar as dificuldades que são impostas ao Centro Hospitalar. «O empenho e colaboração de todos tem permitido concretizar a estratégia de afirmação regional e nacional que ambicionamos para o CHL, ao mesmo tempo que, com qualidade certificada pela JCI, damos resposta a um quadro crescente de utentes – 450 mil».
 
Ainda sobre a “pressão da procura”, Licínio de Carvalho destacou o aumento notório de produção anual, que se consubstancia em 290 mil consultas externas por ano, nas três unidades do CHL, 30 mil doentes internados anualmente, e 210 mil doentes que recorrem às três urgências gerais do Centro Hospitalar: «É o resultado do esforço e abnegação de 2.100 profissionais deste centro hospitalar, que continua a contar com um orçamento insuficiente». Afirmando, no entanto, que são os desafios que estimulam o Conselho de Administração que iniciou recentemente um novo mandato, Licínio de Carvalho partilha a visão que tem para o CHL: «Uma única entidade, um centro hospitalar, e não uma soma de três hospitais, um projeto que pretende afirmar a excelência clínica e a qualidade organizacional».
 
Licínio de Carvalho lembrou também o apoio que a Câmara Municipal de Pombal tem dado para o rejuvenescimento do HDP, já que «com o apoio de todos foi possível investir dois milhões de euros em obras e melhoramentos vários no Hospital de Pombal».
 
Financiamentos: «CHL não está sozinho, contem com Pombal para lutar pelos meios financeiros»

Já Diogo Mateus, presidente do Município de Pombal, expressou o orgulho e esperança no trabalho que tem sido feito, e na parceria que se gerou. «O município tem procurado ser um parceiro ativo, e reconhecemos o aumento da capacidade de resposta ao utente». O crescimento e afirmação do projeto CHL levou, na opinião do autarca, a que «começassem a temer a emergência do CHL» no contexto nacional. 
 
Lembrando o discriminação clara do CHL na distribuição de fundos, em que a região de Coimbra viu financiados projetos com um total de 11 milhões de euros, em comparação aos 500 mil euros aprovados para Leiria, Diogo Mateus afirmou que nesta evolução da saúde na região de Leiria, «a importância de Coimbra já não é a que já foi, esse eixo esta a caminhar para sul», constatando que esta realidade «cria resistências, tensões e adversidades, o que reclama união e cumplicidade entre os agentes do território». O autarca reafirmou assim a disponibilidade do Município de Pombal para lutar, a par do CHL, na reclamação de equidade de acesso a financiamento para a promoção e melhoria dos cuidados aos utentes da região.
 
Diogo Mateus saudou a forma de trabalhar no CHL, que o deixa «tranquilo, pois a visão que o conselho de administração tem para o CHL é partilhada com os agentes regionais, e isto demonstra a maturidade dos projetos». «Este é que é o modelo adequado para se construir um território, e que apenas resulta da sensibilidade dos diversos líderes de projetos», salientou.
 
O autarca terminou garantindo o apoio ao projeto CHL: «Confirmo a disponibilidade para continuarmos a trabalhar em conjunto, o CHL não está sozinho, contem com o município de pombal para os desígnios do Centro Hospitalar de Leiria, para lutar pelos meios financeiros para os projetos que são considerados prioritários».
 
O orador convidado deste Dia do Hospital foi Jorge Longo, coordenador dos Técnicos de Diagnostico e Terapêutica de Radiologia do HDP. Jorge Longo fez uma resenha histórica do hospital, destacando os investimentos dos últimos anos, com benefícios para utentes e profissionais. O colaborador enalteceu ainda o trabalho em torno da acreditação em qualidade do HDP pela JCI: «Contámos com o empenho, apoio, motivação do Gabinete da Qualidade», assegurando que o caminho é «prosseguir o cumprimento de padrões internacionais de qualidade». 
 
O profissional destacou ainda que na prática do dia-a-dia «não podemos esquecer que somos o rosto visível do CHL, «a comunicação e clima empático são essenciais, o interesse e o amor pelo próximo, a sensibilidade pelo diferentes valores e culturas» devem estar sempre presentes.
 
A cerimónia do Dia do Hospital Distrital de Pombal distinguiu os colaboradores com mais de 25 de serviço, e os que se aposentaram no último ano, numa homenagem anual que já se tornou tradição no CHL e que é o reconhecimento interno a cada um pela dedicação, empenho e foco no doente.

28 de junho de 2017