«O CHL é um dos melhores exemplos de gestão e de cuidados no País»

Ministro da Saúde inaugurou nova Unidade de Ambulatório de Pneumologia

«O CHL é um dos melhores exemplos de gestão e de cuidados no País, e na boa gestão eu recomendo é que se repliquem as boas práticas», realçou o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na inauguração da nova Unidade de Ambulatório do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria, hoje, 28 de junho, um serviço de vanguarda, capaz de responder a todas as situações de consulta, diagnóstico e tratamento de patologias respiratórias. O ministro da Saúde considerou que «o Centro Hospitalar de Leiria nestes últimos anos tem sido um exemplo», por ter sido «capaz de definir bem as prioridades», mostrando que «com poucos recursos mas com boas ideias e bons líderes se pode fazer mais e melhor por esta região».
 
Campos Fernandes realçou o desejo das populações em quererem ser seguidas no CHL, nomeadamente a população de Ourém, que passa a partir de agora a ver esse desejo atendido, e felicitou ainda os colaboradores do Centro Hospitalar: «Não há grandes líderes sem grandes equipas, e esta equipa é um exemplo para o Serviço Nacional de Saúde». O ministro congratulou-se com uma «gestão parcimoniosa, em nome do interesse público», garantindo que «de mim têm reconhecimento, respeito e consideração, e o estímulo para continuarem o caminho com determinação e resiliência, para que o CHL continue a cumprir a sua missão com qualidade e grande competência».
 
Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, atestou que «a boa gestão, o planeamento e a busca da excelência, integram já o nosso código genético», garantindo que «com o envolvimento de todos, conseguimos criar um Centro Hospitalar mais eficiente e mais humano». Para o responsável, «o CHL é hoje uma referência pelas razões mais importantes: pelo trabalho que desenvolve e pelos serviços que presta aos cidadãos», definindo como o grande desafio do CHL continuar a «melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados aos cidadãos desta região, a par de uma estratégia de crescimento, diferenciação e rigor».
 
«Todo o empenho e trabalho destes últimos anos culminaram na efetivação deste como um dos mais dinâmicos centros hospitalares do País», defendeu o presidente do CA do CHL, que lembrou «um percurso notável e complexo, que inclui a integração recente das unidades de Pombal e Alcobaça, que exigiu dos nossos colaboradores grande empenho e compromisso, para além de um desempenho de grande qualidade».
 
O responsável não deixou de lembrar ainda os investimentos e melhorias realizadas «sempre em autofinanciamento», «aplicado na melhoria das condições de assistência, em equipamento e em instalações, constituindo a prova de que os bons resultados financeiros têm sido aplicados na melhoria do serviço aos cidadãos: ou seja, as poupanças obtidas graças a uma gestão rigorosa têm revertido integralmente para a melhoria das condições de assistência aos cidadãos».
 
«A Unidade de Ambulatório do Serviço de Pneumologia, cujo espaço remodelado e reabilitado hoje inauguramos, é um bom exemplo de como estamos empenhados em ter um Centro Hospitalar cada vez mais eficiente e cada vez mais eficaz», atestou Helder Roque. «Pela sua diferenciação e inovação técnica e operacional, esta unidade, com o investimento total de 688 mil euros, em autofinanciamento, reforça a nossa capacidade de resposta, sendo um projeto estratégico que responde às necessidades da população que servimos, enquanto garante da assistência rápida e eficaz nas doenças respiratórias».
 
Considerando que o trabalho do CHL tem vindo a ser reconhecido na região e no País, onde granjeia cada vez mais reconhecimento, e olhando para o futuro, Helder Roque defende que «importa que se defina que modelo de Centro Hospitalar devemos projetar para o futuro, e que papel deve ter a região de Leiria no contexto da Saúde em Portugal», manifestando o desejo de «continuar a consolidar o nosso projeto estratégico de planeamento e desenvolvimento do CHL, prosseguir o caminho que temos vindo a percorrer, sem o desvirtuar ou descaracterizar».
 
Também Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, defendeu ser uma «mais-valia para toda a comunidade, ter uma instituição consolidada que aposta continuamente na qualidade dos cuidados de saúde», de que é exemplo visível a nova unidade, que permitirá «uma resposta de excelência nas doenças respiratórias». Para o autarca, o facto de diversas localidades reclamarem a integração no CHL é sinal da «confiança que a população deposita no Centro Hospitalar, que mantém elevados parâmetros de excelência, e trabalha em prol da população».
 
A nova Unidade de Ambulatório do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria é um serviço de vanguarda, diferenciado e integrado, concentrando num único local todo o percurso de um utente nesta especialidade. Salvato Feijó, diretor do serviço de Pneumologia do CHL, explica que «os utentes, adultos ou crianças, poderão, num só local, ter acesso a um atendimento completo, com as melhores tecnologias e os profissionais mais competentes, sem necessidade de se deslocar a outros serviços, contando com uma das mais modernas e equipadas unidades do País». A Unidade de Ambulatório de Pneumologia inclui as áreas de consulta externa, exames complementares de diagnóstico, terapêutica, e hospital de dia.
 
Leiria, 28 de junho de 2016