HSA assinala Dia Europeu do Melanoma com rastreios gratuitos

O Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, assinala o Dia Europeu do Melanoma, na próxima quarta-feira, dia 14 de maio, com rastreios gratuitos de cancro cutâneo a decorrer na Consulta Externa do Serviço de Dermatologia, entre as 14h00 e as 17h00. A iniciativa pretende detetar eventuais situações de alarme e sensibilizar a população para os perigos do melanoma e a necessidade de uma deteção precoce para o sucesso do tratamento.
«Estes rastreios e o incentivo à observação da pele e dos sinais por cada pessoa em casa, pode permitir a deteção atempada o que é crucial para o tratamento», esclarece Martinha Henrique, diretora do Serviço de Dermatologia. «O aumento da sobrevida neste tipo de cancro cutâneo está dependente do seu diagnóstico precoce».
O rastreio destina-se preferencialmente a pessoas com múltiplos “sinais” e/ou história familiar de melanoma, ou que verifiquem alteração num sinal (tamanho, cor, forma). O melanoma é o tipo de cancro de pele mais grave, que tem início nas células da pele, os melanócitos. A probabilidade de desenvolver melanoma aumenta com a idade, embora a doença afete pessoas de todas as idades e pode ocorrer em qualquer superfície da pele. Anualmente em Portugal surgem mais de 1000 novos casos de melanoma maligno.
A exposição solar desregrada tem vindo a ser associada à incidência do cancro cutâneo, pelo que Martinha Henrique destaca a importância da adoção de hábitos de exposição solar saudáveis. «Os cuidados preventivos são essenciais: deve ser aplicado protetor solar diariamente, com um fator adequado ao tipo de pele, em todas as áreas expostas e 30 minutos antes de ir para a praia ou piscina. O uso de óculos de sol e de chapéu é também muito importante, e, além disso, caso estejamos a praticar desporto ao ar livre, devemos usar roupa adequada. Muito importante também, e que é muitas vezes ignorado, é a não exposição solar no período mais crítico, entre as 12h00 e as 16h00».
As marcações para o rastreio do cancro cutâneo devem ser efetuadas pelo telefone 244 817 022, a partir das 14h00 do dia 13 de maio.