Hospital de Santo André inicia consultas de Imunoalergologia

Nova consulta iniciou a 1 de março na Consulta Externa do HSA

O Hospital de Santo André iniciou as suas novas consultas de imunoalergologia no passado dia 1 de março, no serviço de Consulta Externa deste hospital. As consultas desta nova especialidade no hospital, são asseguradas pelo médico imunoalergologista Nuno Sousa, e irão complementar os cuidados de saúde primários prestados pelos centros de saúde da área de influência do CHLP, inseridos no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral I e II, recebendo os utentes encaminhados por estas unidades.

As consultas de imunoalergologia acompanham e tratam casos relacionados com todo o tipo de doenças alérgicas, em adultos e crianças, como a rinite a rino-sinusite, a dispneia, urticária, o angioedema (inchamento local severo da pele, particularmente em torno dos olhos, dos bordos do nariz, da laringe ou das mãos) e os eczemas, e queixas nasais recorrentes relacionadas com obstrução nasal, crises esternutatórias, rinorreia, erupções cutâneas, entre outras reações alérgicas associadas a alimentos, venenos ou materiais.

Entre os critérios de prioridade estabelecidos para o tratamento dos utentes com doenças alérgicas, estão os casos como asma grave não controlada; asma na gravidez; suspeita de anafilaxia peri-operatória em doente proposto para cirurgia; o internamento recente por patologia alérgica ou outras situações em que se verifiquem reações graves como a anafilaxia e edema da glote.

Nas consultas são realizados testes de alergia e vigilância das respetivas reações, para despiste e deteção de possíveis doenças alérgicas. Os testes são assegurados por uma equipa liderada por Nuno Sousa, que fará a supervisão dos enfermeiros que foram treinados e se encontram devidamente familiarizados com as diversas reações alérgicas que possam eventualmente ocorrer com os pacientes.
A atividade da imunoalergologia irá concentrar-se essencialmente no ambulatório, como forma de acompanhamento e tratamento dos doentes não internados. No entanto, será dado um apoio regular aos vários serviços do hospital no âmbito do aconselhamento e intervenção em situações de caráter de urgência relacionadas com casos de alergia.

Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHLP, afirma que «a abertura desta consulta é essencial para que consigamos prosseguir os nossos objetivos na prestação dos cuidados de saúde aos nossos utentes, de forma a que não tenham de que se deslocar a outras regiões», acrescentando que «agora este tipo de cuidados pode ser realizado no nosso hospital, uma vez que conseguimos contratar um especialista nesta área, até agora a trabalhar nos HUC». O responsável explica ainda que «muitos dos sintomas e reações associadas às doenças alérgicas são muito frequentes em adultos e crianças, e como tal faz todo o sentido a criação desta consulta que vem colmatar a lacuna que existia no acompanhamento e tratamento deste tipo de doenças».

«É assim, de forma paulatina mas firme, que o nosso hospital vai prosseguindo o seu caminho de consolidação de cuidados de saúde de referência na nossa região, tornando-se uma instituição mais abrangente, mais acessível, e mais humana», salienta Helder Roque.

2 de março de 2012