Hospital de Santo André assinala um ano de acreditação pela Joint Commission International

Hospital de Santo André assinala um ano de acreditação pela Joint Commission International
 
O Hospital de Santo André (HSA) assinala, hoje, quarta-feira, dia 10 de julho, um ano sobre a acreditação de qualidade pela Joint Commission International (JCI). Com um encontro no Auditório, que lança um olhar sobre o trabalho de adequação aos critérios da JCI, e a um ano de Acreditação, e de evolução de práticas e processos, o HSA quer prestar uma homenagem a todos os profissionais que diariamente continuam a promover um serviço de qualidade, seguro e humano para os utentes.

«A adesão e dedicação de todos os profissionais às novas práticas foi inexcedível, e é o resultado desse empenho que celebramos a 10 de julho», explica Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Leiria-Pombal. «Com este percurso, a região conta hoje com um hospital mais seguro, mais humano, e mais próximo da comunidade e dos seus profissionais» atesta.

Teresa Peralta, membro da Comissão da Qualidade – comissão que coordenou todo o processo –, explica que «enquanto sistema de avaliação global de uma instituição de saúde, a acreditação hospitalar impulsiona toda a organização a enveredar por processos de melhoria contínua em todas as áreas de gestão e de prestação de cuidados. Isto leva a que, olhando o futuro e abraçando a ambição de alcançar padrões de elevada qualidade e segurança, o HSA tenha avançado voluntariamente para este processo, que implicou mudanças a todos os níveis, desde os processos de gestão e liderança, até à prestação de cuidados aos doentes, por forma a responder às solicitações, necessidades expectativas e preferências dos utentes e dos profissionais».

«Quisemos não só alcançar os padrões de qualidade e segurança exigíveis no processo de acreditação, mas, sobretudo, implementar processos de melhoria contínua, envolvendo todos os profissionais do Hospital, os seus utentes e familiares, enquanto parceiros para o mesmo objetivo final: melhores cuidados de saúde». «Foi este o objetivo que nos guiou, e é dessa meta que nos orgulhamos hoje, que nos coloca ao nível do que de melhor se faz no país e no mundo em saúde».

O processo de acreditação do HSA concretizou-se em inúmeras ações, como por exemplo um grande investimento ao nível da renovação da estrutura física do edifício, na mudança de cultura dos profissionais no sentido de adotar as melhores práticas, seguir as orientações clínicas mais atuais, gerir adequadamente os recursos, e avaliar continuamente a eficácia do desempenho da organização, quer a nível global, quer a nível da satisfação dos profissionais e dos utentes e familiares – isto num contexto complexo de prestação de cuidados de saúde cada vez mais exigente, quer a nível da técnica quer ao nível da necessidade de utilização racional dos recursos disponíveis.

Contamos com a vossa presença!
 
Leiria, 10 de julho de 2013