Hospital de Pombal assinala primeiro Dia do Hospital com o selo de qualidade da JCI

Presidente do município pombalense saliente melhorias nos cuidados prestados

No Dia Hospital Distrital de Pombal (HDP), que se assinalou ontem, 27 de junho, Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, destacou a importância desta data por ser o «primeiro aniversário debaixo da acreditação da JCI, que trouxe melhorias significativas aos cuidados prestados à comunidade». O autarca sublinhou ainda a dedicação dos homenageados do dia, colaboradores com 25 anos de serviço, por um quarto de século em prol da saúde dos pombalenses.
 
Ilda Gaspar e Paula Macedo foram as duas homenageadas deste dia que reconhece de um modo geral o empenho e profissionalismo de todos os profissionais do Centro Hospitalar de Leiria e do HDP em particular. «É um dia de reconhecimento de percursos profissionais, de valorização de trabalho e de pessoas ao serviço da comunidade e do cidadão», explicou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL. «É o dia de reconhecer o papel de todos e de cada um no desenvolvimento do HDP, valorizar o empenho, determinação e perseverança».
 
O presidente do CA lembrou os investimentos feitos no HDP desde a integração em 2011, «com verbas próprias e em autofinanciamento» de 950 mil euros, estando em curso, ou para iniciar em breve, mais 900 mil euros de novas obras e investimentos, «com ganhos para os utentes e para as condições de trabalho dos profissionais». «Com o empenho de todos, temos hoje um HDP mais moderno, confortável, humano. É um caminho a prosseguir», afirmou, defendendo que «com o esforço e cooperação de todos, colocando o nosso potencial ao servido do HDP e dos cidadãos, temos este percurso facilitado».
 
Referindo-se às obras de recuperação da fachada do edifício do HDP, que a Câmara Municipal comparticipou, Diogo Mateus disse serem o reconhecimento do sentir «este espaço como da nossa comunidade, e por querer que se sintam bem os que cá trabalham e os que aqui recorrem».
 
O autarca lembrou que, depois de um período mais conturbado, em que estiveram em risco de fechar várias unidades de saúde por todo o país, «conseguimos ultrapassar estas provações, sendo o Centro Hospitalar de Leiria decisivo para podermos chegar a este ponto», defendendo que «há agora trabalho a fazer junto da comunidade para promover a saúde, para atuar preventivamente, e promover o envelhecimento ativo, cruzando várias instituições de diferentes áreas». «Há um trabalho preventivo e não reativo que tem de ser feito pelos municípios, que tem de envolver várias entidades», defendeu Diogo Mateus, desafiando o HDP para a «construção de um projeto coletivo que seja reconhecido pela população de que aqui fazemos mais e melhor serviço público».
 
João Coucelo, assistente graduado de Medicina Interna, e antigo diretor clínico do CHL, proferiu a conferência solene, e fez uma resenha histórica do HDP, lembrando uma instituição «com um estrangulamento financeiro terrível, que assistiu a mudanças assinaláveis». Coucelo lembrou que foi com o «empenhamento solidário e conjugação de esforços entre todos» que foi possível ultrapassar as dificuldades que o HDP conheceu ao longo da sua história.
 
«A constituição do CHLP em 2011 foi vista pelos colaboradores como uma oportunidade de ultrapassar o isolamento cada vez mais notório do HDP – uma pequena unidade», servindo também para «evitar a degradação das condições assistenciais». «A junção permitiu-nos ser mais fortes, e dar um salto qualitativo na atividade do hospital», lembrou.
 
Hoje, para João Coucelo, «o HDP é uma instituição desejosa de ocupar o espaço que lhe cabe no seio do CHL», com transformações a ocorrer, sempre a contribuírem «para a sua afirmação junto da população», sendo «motivo de orgulho para os profissionais, e contribuindo para se sentirem realizados». «Sentimo-nos parte integrante deste todo, que diariamente se afirma no panorama regional e nacional», terminou.
 
Leiria, 28 de junho de 2016