Exercício “Leiria’14” testa plano de catástrofe do CHL

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria organizou o Exercício “Leiria’14” no passado sábado, dia 31 de maio, de forma a testar os procedimentos de coordenação ao nível estratégico das várias entidades que atuam na resposta à emergência e na operacionalização de processos diferenciados de ação e de segurança inerentes ao risco.
Neste âmbito, o Centro Hospitalar de Leiria testou o seu plano de catástrofe. O Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do CHL, recebeu 26 “adultos feridos” na urgência geral, na sequência deste exercício, em que, segundo o seu grau de gravidade, seis eram vermelhos, 17 amarelos e três verdes, de acordo com a triagem de manchester em situação de catástrofe. O exercício envolveu os profissionais de saúde do serviço de urgência desde médicos, enfermeiros, auxiliares, telefonistas, vários profissionais dos serviços de internamento e toda a equipa de vigilantes.
«O nosso plano de catástrofe foi ativado com a chegada das duas primeiras vítimas ao HSA. A atuação dos profissionais de saúde foi pronta e adequada, e a equipa de segurança agiu de acordo com os procedimentos pré-definidos. A equipa da urgência pediátrica também esteve disponível mas não foi testada, pois nenhum dos “feridos” tinha a idade pediátrica», salienta Alexandra Borges, vogal executiva do Conselho de Administração do CHL. «O nosso balanço deste exercício é muito positivo, embora existam pontos a melhorar internamente. O CHL tem capacidade de resposta para este tipo de ocorrências», concluiu.
O principal objetivo do Exercício “Leiria’14” é otimizar a coordenação e cooperação nas intervenções em ocorrências na Linha Ferroviária do Oeste, através da articulação entre o CDOS, a REFER – Rede Ferroviária Nacional, a CP – Comboios de Portugal, o Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P., a Polícia de Segurança Pública, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Leiria, os Corpos de Bombeiros, o CHL e as restantes entidades envolvidas.
Os figurantes do “Leiria’14” pertencem ao Corpo Nacional de Escutas, e vários observadores, na maioria elementos do curso de licenciatura de Proteção Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, estiveram a assistir ao exercício, de forma a apurar as fragilidades e recolher contributos para a melhoria dos procedimentos comuns de emergência. No final, todos participantes e entidades reuniram no auditório do quartel dos Bombeiros Voluntários de Leiria para apresentar as suas considerações e avaliar toda a operação.