Especialistas nacionais esclarecem temas da prática clínica nas Jornadas de Urologia de Leiria

Mais de 170 profissionais de saúde analisaram temas de Urologia

Cerca de 170 profissionais de saúde participaram na terceira edição das Jornadas de Urologia de Leiria, realizadas no dia 13 de setembro, no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria. O evento, que contou com a organização do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar de Leiria, teve a intervenção de vários palestrantes de reconhecido mérito nacional, provenientes dos vários hospitais da região Centro, do Porto e de Lisboa.
 
«As Jornadas foram vocacionadas especialmente para médicos de Medicina Geral e Familiar, mas verificámos um interesse crescente dos profissionais de enfermagem e urologistas, que participaram com o objetivo da partilha de conhecimentos e enriquecimento da discussão dos temas», destacou Ricardo Borges, diretor do Serviço de Urologia do CHL.
 
As sessões abordaram diversas temáticas, como a oncologia, as infeções, as disfunções sexuais, a noctúria, as urgências urológicas e a patologia renal. «A relevância da enfermagem em Urologia foi realçada nestas jornadas com a realização de um workshop sobre cuidados com urostomias e sondas supra-públicas, de forma a capacitar os profissionais dos cuidados de saúde primários e de outros serviços hospitalares na abordagem correta e informada destes utentes», salientou Ricardo Borges.
 
Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, destacou na sessão de abertura das Jornadas, a importância do Serviço de Urologia na instituição. «É um Serviço que tem crescido muito, com um corpo clínico de cinco médicos, com diferenciação técnica significativa, com recursos modernos, com novas terapêuticas disponíveis e com novas abordagens de tratamento médicas e cirúrgicas».
 
«Não podemos esquecer o papel relevante do Serviço de Urologia. Não podemos negligenciar a prevalência da doença oncológica, em particular a do rim e a da próstata, sendo que esta última continua a ser responsável por cerca de seis mortes diárias em Portugal», salientou Licínio de Carvalho, que terminou a agradecer o trabalho já realizado por esta equipa e a garantir o apoio necessário para continuar a evoluir técnica e clinicamente.
 
O sucesso crescente das Jornadas de Urologia de Leiria possibilita a continuidade do evento, que já está marcado para o próximo ano, com data prevista para o dia 11 de setembro.

20 de setembro de 2019.