Enfermeiros do HSA recriam bloco operatório no Leiriashopping

Uma equipa de enfermeiros perioperatórios do Hospital de Santo André, unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria, recriou um bloco operatório no centro comercial Leiriashopping, e deu a conhecer o seu funcionamento. A iniciativa, que assinalou o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, no dia 15 de fevereiro, mostrou a importância destes profissionais na qualidade e segurança do doente cirúrgico no bloco operatório.
Num espaço central do Leiriashopping, os enfermeiros do HSA montaram uma sala de operações, com um “doente” e todos os aparelhos necessários para uma cirurgia abdominal por via laparoscópica, bem como uma equipa cirúrgica completa, desde “cirurgiões”, “anestesista”, “enfermeiros” (de anestesia, circulante e instrumentista) e “assistente operacional”, os elementos mínimos necessários para um procedimento seguro.
Margarida Jordão, enfermeira chefe do bloco operatório do HSA e coordenadora da iniciativa, revela que «esta experiência foi muito enriquecedora e a recetividade do público superou as minhas expectativas. As pessoas estavam muito interessadas em saber o que fazíamos, como fazíamos, em conhecer os instrumentos que estavam expostos, tinham uma leitura interessada da informação disponível. Algumas pessoas ficavam admiradas com a quantidade de profissionais presentes numa operação, outras perguntavam dados específicos sobre intervenções e muitas partilharam connosco as suas experiências cirúrgicas».
Esta iniciativa partiu da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP), em parceria com o CHL e o Leiriashopping, e teve como tema “Promove a segurança – Torna-te visível – Faz-te ouvir”.
«O papel do enfermeiro perioperatório é de extrema importância, não só para garantir a segurança de todo o procedimento cirúrgico, na medida em que intervém em todas as fases do procedimento, como também na humanização dos cuidados nesta área de saúde, esclarecendo dúvidas, diminuindo os medos, e prestando apoio nesta fase crítica da vida dos nossos utentes», explica Margarida Jordão. «Os enfermeiros perioperatórios devem ter competências acrescidas para poder dar resposta a toda a complexidade da atividade cirúrgica nas várias vertentes, pelo que se torna premente a existência em Portugal de uma especialidade adequada a este tipo de profissionais».
O enfermeiro perioperatório avalia a necessidade dos cuidados, executa-os, previne complicações e zela pela segurança e conforto dos doentes no período perioperatório. A sua missão é cuidar da pessoa, tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade, antes, durante e após a cirurgia.