Diretor da Cardiologia do CHL premiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

João Morais, diretor de Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria, foi recentemente distinguido com o Prémio “Nunes Corrêa Verdades de Faria”, na área do progresso no tratamento das doenças do coração, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Este galardão reconhece anualmente personalidades que se evidenciam em três áreas distintas: cuidado a idosos, progresso na medicina, e tratamento das doenças do coração dos mais velhos.

A apresentação e entrega do prémio a João Morais foi da responsabilidade de Fernando de Pádua, reputado cardiologista, que enalteceu o percurso profissional do diretor de Cardiologia do CHL, nomeadamente o trabalho desenvolvido no Centro Hospitalar, ao colocar Leiria no mapa da Cardiologia de referência. Para atestar este facto, Fernando de Pádua destacou que João Morais foi agraciado em maio de 2014 pelo município de Leiria com a Medalha de Mérito de Prata da cidade, pelos serviços prestados na área da saúde.

O Professor Fernando de Pádua realçou a ligação que o diretor do serviço de Cardiologia do CHL tem mantido no panorama da cardiologia nacional, com a recente nomeação para presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, bem como num âmbito internacional, onde João Morais tem assumido cargos de relevo, e apresentado vários contributos de índole científica.

«Um prémio na área médica nunca é um prémio individual, na medida em que a Medicina moderna para ser eficaz tem, obrigatoriamente, de ser feita em grupo. Só cheguei aqui porque foi possível juntar à minha volta um grupo de pessoas, uma equipa a montante e a jusante que realiza um trabalho com resultados muito positivos», refere João Morais. «Para mim é um motivo de orgulho receber uma distinção que reconhece um trabalho que tem sido profícuo, com impacto real na vida dos nossos doentes. Tem um valor mais especial ainda por ser atribuído por uma entidade externa e não interpares», realça João Morais.

Helder Roque, presidente do Conselho e Administração do CHL, salienta «o enorme orgulho da instituição que preside em ter na sua equipa um tão premiado profissional». «É muito bom perceber que o trabalho do nosso diretor de Cardiologia é tão reconhecido fora como dentro de portas, que os nossos utentes estão a beneficiar dessa capacidade e competência, e que temos a possibilidade de contribuir para esse sucesso, dotando o serviço de meios que permitem um atendimento cada vez melhor aos nossos utentes».

O júri deste prémio é constituído por Helena Lopes da Costa, administradora da SCML, João Gorjão Clara e Fernando de Pádua, médicos e professores universitários, Padre Vítor Melícias e José Guimarães dos Santos, cirurgião. Os Prémios "Nunes Corrêa Verdades de Faria" são entregues, anualmente, a pessoas de qualquer nacionalidade que, em Portugal, tenham contribuído, pelo seu esforço, trabalho ou estudos, nos três âmbitos definidos pelo benemérito.

João Morais foi eleito presidente-eleito da Sociedade Portuguesa de Cardiologia para o biénio 2017-2019, e fez parte de vários organismos da Sociedade Europeia de Cardiologia, sendo atualmente coordenador do grupo de trabalho europeu para a área da Trombose. Médico cardiologista desde 1988 e diretor do Serviço de Cardiologia do CHL desde 2001, João Morais foi membro fundador da Competência em Emergência Médica, e coordenador do grupo de trabalho que estudou a utilização de desfibrilhadores cardíacos por não médicos. É um dos mais respeitados cardiologias portugueses, com dezenas de intervenções e trabalhos científicos nesta área.

Como diretor da Cardiologia do CHL, coordena a Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular do HSA, uma das mais recentes e avançadas a funcionar em Portugal, criada em 2010 quando foi remodelado todo o Serviço de Cardiologia.