Diretor da Cardiologia do CHL apresenta livro dedicado à doença coronária aguda

João Morais, diretor de Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria, é o autor do novo livro dedicado à “Doença coronária aguda”, onde são retratados 30 anos de investigação médica na área cardiovascular. A publicação é lançada no XXXVI Congresso Português de Cardiologia, no próximo dia 20 de abril, em Albufeira.
«Os últimos 30 anos foram um período dourado na investigação no domínio das doenças cardiovasculares. Novos fármacos, novas estratégias, novos dispositivos, inúmeros foram os avanços que, ao longo das últimas três décadas, permitiram mudar o rosto de uma doença que ocupa o lugar cimeiro nas causas de morte no mundo moderno», refere o diretor do serviço de cardiologia do CHL.
O novo livro constitui uma ferramenta de aprendizagem para os mais novos, de leitura fácil e escrito de forma simples. A obra reúne cerca de quatro centenas de referências bibliográficas, e pretende ser um auxílio para todos os profissionais que se querem dedicar ao mundo da doença coronária, em especial as suas formas agudas.
João Morais passa em revista a história e os momentos mais marcantes, com base na sua experiência e dedicação ao estudo divulgação e pesquisa em torno da doença coronária, nos últimos trinta anos, com uma participação ativa em todo o movimento de progresso reconhecido. «Felizmente, graças a todo este movimento, assistimos a uma desaceleração da mortalidade por doenças do aparelho circulatório, facto a que não é estranho a redução da mortalidade por enfarte do miocárdio», atesta o médico cardiologista do CHL.
Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, reconhece o percurso profissional de João Morais e afirma que «o novo livro demonstra o seu brilhante trabalho, aliado às suas competências profissionais e pessoais, têm contribuído para um Serviço de qualidade e de referência, que fomenta a afirmação nacional do CHL».
Médico cardiologista desde 1988 e diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria desde 2001, João Morais fez parte de vários organismos da Sociedade Europeia de Cardiologia, sendo atualmente coordenador do grupo de trabalho europeu para a área da Trombose. João Morais integrou cinco direções da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), foi membro fundador da Competência em Emergência Médica, e coordenador do grupo de trabalho que estudou a utilização de desfibrilhadores cardíacos por não médicos. Neste Congresso é candidato na eleição para presidente da SPC para o biénio 2017-2019.
Já em 2014, realizou a sua prova de doutoramento na aula magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com a dissertação “Estratégias de abordagem dos doentes admitidos por Síndroma Coronária Aguda num Hospital não-terciário”, que lhe valeu o título de Doutor em Medicina, por unanimidade do júri da prova.
Como diretor da Cardiologia do CHL, João Morais coordena a Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular, a mais recente e avançada a funcionar em Portugal. Este serviço dispõe de um equipamento de imagem e equipamentos de avaliação cardíaca que permitem a intervenção em duas áreas distintas, o chamado cateterismo cardíaco, quer para diagnóstico, quer para terapêutica, e a área de implantação de dispositivos para tratamento de arritmias, os chamados pacemakers.
João Morais é autor e coautor de cerca de 250 trabalhos científicos em revistas prestigiadas da especialidade, colabora com os mais importantes centros mundiais de investigação cardiológica, e é o criador e responsável da plataforma educacional “Challenges in Cardiology”, que dá igualmente mote a um congresso internacional anual.