Debate sobre o estigma da saúde mental junta profissionais de psiquiatria no CHL

O 6.º Encontro do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria vai reunir dezenas de profissionais de todo o País para debater o tema “dESTIGMAtizar no século XXI, uma verdade inconveniente”, no dia em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro.
Cláudio Laureano, diretor do Serviço de Psiquiatria, explica que «o estigma da doença mental é tão antigo quanto complexo. Tem sido um tema alvo de crescente atenção, e o seu impacto é incontestável, criando condicionamentos que vão da perda de qualidade de vida, à perda de oportunidades, ou comprometendo o acesso aos cuidados de saúde». «Urge erradicar o preconceito da sociedade e também dos serviços de saúde», acrescenta o responsável.
«Pretende-se contribuir para uma maior sensibilização dos profissionais de saúde para este tema, procurando uma melhor compreensão do fenómeno, e adoção de estratégias para combater o estigma, para que haja uma evolução qualitativa dos cuidados prestados aos utentes psiquiátricos».
O 6.º Encontro do Serviço de Psiquiatria do CHL decorre no próximo dia 10 de outubro, no auditório do Hospital de Santo André.