Curso de preparação para o parto e parentalidade do CHL chega ao Hospital de Alcobaça

O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, unidade de Alcobaça do Centro Hospitalar de Leiria, iniciou no dia 25 de março o seu primeiro curso de preparação para o parto e para a parentalidade, no âmbito do projeto “Mamã, ajuda!”, que auxilia o casal na sua adaptação à nova fase das suas vidas. A formação, gratuita para os utentes, decorre às quartas-feiras, entre as 15h00 e as 17h00, na Consulta Externa do HABLO, e é dinamizada por uma equipa de enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica do bloco de partos do CHL, em parceria com a equipa da Unidade de Cuidados Continuados de Alcobaça.

«O curso tem como objetivo promover a educação para a saúde materno-fetal e do recém-nascido, e capacitar os pais para a aquisição de conhecimentos e competências que os ajudem a preparem-se para o nascimento e parentalidade, permitindo-lhes viver esta nova etapa de forma mais tranquila e confiante», explica Natália Lopes, enfermeira chefe da Urgência Ginecológica/Obstétrica do CHL.

As aulas práticas e teóricas de preparação para o parto e parentalidade realizam-se durante dez semanas. A componente teórica incluirá os temas Desenvolvimento intrauterino, Legislação da parentalidade, Mala para a maternidade, Plano educacional da gravidez, Trabalho de parto, Métodos de alívio da dor no trabalho de parto, Cuidados imediatos ao recém-nascido, Amamentação e Puericultura. As sessões práticas compreenderão exercícios de mobilidade da bacia, treino de padrões respiratórios, treino de técnicas de relaxamento e autocontrolo do corpo, esquema de erros comuns durante o trabalho de parto, simulação do trabalho de parto e treino do período expulsivo.

Com este curso pretende-se implementar um programa sistematizado de preparação para o nascimento e parentalidade, que visa não apenas o ensino da anatomia e fisiologia da gravidez e parto, e o ensino de exercícios respiratórios e de relaxamento, mas também preparar o casal para o exercício da parentalidade, desenvolvendo aspetos como a amamentação e puericultura, assim como transmitir algumas noções sobre a psicologia da grávida, do casal e da criança.

As grávidas e respetivos acompanhantes podem participar nesta formação a partir das 28 semanas de gestação. As pessoas interessadas poderão fazer o download da ficha de inscrição no site do CHL, em www.chleiria.pt, e enviá-la preenchida por e-mail para o endereço mama.ajuda@chleiria.min-saude.pt ou entregá-la pessoalmente no secretariado da Consulta Externa do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia, disponível de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00.