Cônsul de Angola visita HSA e conhece projeto de internacionalização da saúde


O Cônsul de Angola, Domingos Lopes, visitou recentemente o Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), onde conheceu o projeto de internacionalização da saúde / turismo de saúde em que a instituição está envolvida.
 
A visita do Cônsul, que esteve na região a convite do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, e incluiu uma reunião de trabalho e a passagem por alguns dos serviços do HSA. Domingos Lopes mostrou-se muito agradado com a modernidade das instalações, a excelência do trabalho que pode presenciar, a diferenciação tecnológica de equipamentos e instalações, assim como a higiene e segurança patentes em todos os espaços.
 
O projeto de internacionalização da saúde do CHLP, em que o HSA está envolvido, visa possibilitar que qualquer cidadão estrangeiro que esteja de passagem na região, por qualquer motivo (profissional, empresarial, religioso, cultural, lazer, etc.) poderá aproveitar para, durante esta estadia, para resolver algum problema de saúde, nomeadamente em doenças em que este Hospital tem uma resposta rápida.
Helder Roque, presidente do Conselho de Administração (CA) do CHLP, explica que «o HSA envolve-se neste projeto porque está perfeitamente habilitado e apetrechado para este efeito nalgumas especialidades específicas em que não tem lista de espera para os cidadãos nacionais, e pode assim dar respostas atempadas, sem necessidade de internamento ou, se for o caso, com internamento de curta duração».
 
Domingos Lopes mostrou recetividade para este projeto de turismo de saúde que conheceu no HSA e revelou-se disponível para o divulgar junto dos cidadãos angolanos, assim como a qualidade e disponibilidade deste Hospital, recebendo com agrado a proposta que o CHLP lhe apresentou para eventual celebração de uma parceria com Angola com este fim.
 
O presidente do CA do CHLP salientou que «o HSA é um dos hospitais em Portugal acreditados pela Joint Commission International, a mais importante e influente organização mundial no que respeita à acreditação em saúde, o que se constitui como uma excelente garantia do trabalho que efetuamos, encontrando-se igualmente implantado numa região de excelência, um polo de dinamismo empresarial e turístico único no País». «Estas são, sem dúvidas, mais-valias fundamentais para estarmos na linha da frente no que respeita à internacionalização da saúde», afirmou Helder Roque.